Microfones são aparelhos de captação de áudio que funcionam transformando as ondas sonoras em sinais elétricos para que possam ser lidas por outros equipamentos como caixas de som e amplificadores. Mas você sabe quais são os principais tipos de microfones? Isso é muito importante, pois cada um deles tem uma finalidade específica, sendo que a qualidade do som (e consequentemente a qualidade do seu evento) pode ser afetada se você não escolher o modelo ideal.

Há muitos modelos disponíveis, e eles variam justamente de acordo com a forma como captam o som. Cada um destes modelos funciona melhor em um determinado contexto: alguns são mais indicados para eventos como apresentações, palestras, cultos em igrejas etc., outros são mais indicados para gravar vídeos, outros para uso em teleconferências. Cabe ao profissional que está à frente do projeto escolher a melhor opção para cada situação.

Neste texto falaremos um pouco sobre cada tipo de microfone e qual a sua aplicação ideal, para que você tire o melhor do equipamento que tem à disposição. Confira nos tópicos a seguir.

Conhecendo os principais tipos de microfone

Os microfones de mão são os mais comuns — como você deve ter deduzido pelo nome, são aqueles que os cantores seguram em uma das mãos enquanto cantam — existindo em versões com e sem fio. Embora as versões com fio sejam pouco utilizadas atualmente, é bastante comum que as bandas ainda tenham esse equipamento como reserva, caso os microfones sem fio deixem de funcionar no decorrer de uma apresentação.

Ainda existem modelos específicos, como os microfones de contato (que captam o som quando estão encostados na fonte sonora), os de lapela (aqueles bem pequenos que são colocados na roupa de apresentadores de televisão) e os feitos para captar sons à distância, conhecidos como microfones shotgun.

Na hora de escolher o microfone ideal é preciso estar atento ao formato adequado para cada contexto, levando em conta principalmente a forma como o som é captado. Saiba mais:

Microfones unidirecionais, bidirecionais e omnidirecionais: captando a direção do som

Escolher um microfone inadequado para as suas necessidades pode gerar transtornos. Por isso, é importante saber diferenciar microfones unidirecionais, bidirecionais e omnidirecionais. Veja mais detalhes sobre cada um deles:

  • Microfones unidirecionais: são aqueles que captam o som vindo apenas de uma direção. Para que eles captem a sua voz, por exemplo, você deve falar precisamente em um lado específico do aparelho. Esse tipo de microfone é o mais comum em eventos de todo tipo e varia conforme os possíveis padrões de captação, podendo ser cardioide, supercardioide ou hipercardioide.
  • Microfones bidirecionais: são capazes de captar sons de fontes sonoras opostas — uma pessoa na frente e outra atrás do microfone, por exemplo. Por esse motivo, esse tipo de microfone é indicado para repórteres de rua que fazem matérias para o rádio ou para a televisão e precisam entrevistar pessoas, por exemplo.
  • Microfones omnidirecionais: são os que captam sons vindos de todas as direções. Um exemplo de utilização desse tipo de microfone pode ser na gravação de um show ou apresentação musical em que se queira captar a voz do artista e ao mesmo tempo as reações do público presente.

Analógico x digital: garantindo maior qualidade na gravação

Um assunto que gera polêmica na consideração destas características é a qualidade do som, pois há quem diga que o som analógico é superior ao digital e há quem afirme que isso não é verdade.

As pessoas que têm bom ouvido costumam considerar os equipamentos analógicos mais “fiéis”, o que quer dizer que eles captam e reproduzem o som mantendo-o o mais parecido possível com a forma como foi produzido. Isso se deve ao fato de que os equipamentos analógicos transmitem sinais contínuos, o que não é possível para os digitais, que trabalham com valores binários (como os computadores).

Nos dias atuais, no entanto, os avanços nos métodos de conversão analógica para digital permitem que as gravações por computador mantenham-se mais fieis ao som reproduzido originalmente, garantindo a qualidade esperada até mesmo pelos amantes da música ao vivo.

Dinâmicos: reduzindo interferências

Microfones se diferem também entre dinâmicos e condensadores. Os dinâmicos são capazes de suportar altas pressões sem interferência, sendo ideais para a voz humana e instrumentos como a bateria. Esses dispositivos são os mais comuns em shows e eventos ao ar livre por reduzirem significativamente a captação de ruídos. Os microfones dinâmicos são tão bons em reduzir interferências indesejadas que não costumam provocar os barulhos conhecidos como microfonias (aquele ruído agudo irritante que você ouve em alguns shows).

Em um concerto musical, palestra ou culto religioso, é natural que a pessoa que está falando ou cantando use diferentes entonações para dar ênfase em frases ou versos específicos, gerando mais impacto no público. Por conseguir segurar todos esses níveis de amplitude do som tranquilamente, o microfone dinâmico é o mais indicado para essas situações.

Outra característica do microfone dinâmico é a resistência física, de modo que o aparelho não estraga tão facilmente caso ocorram quedas, por exemplo.

Condensadores: ouvindo cada detalhe

Os microfones condensadores, por sua vez, têm papel de destaque em estúdios de gravação, pois foram projetados para conseguir distinguir sons com riqueza de detalhes. Graças a essa capacidade, eles são ideais para captar a voz humana. Os músicos precisam contar com um retorno intra-auricular — eles devem escutar o que cantam e o som da banda em uma espécie de fone de ouvido minúsculo — para evitar as microfonias.

Os condensadores, diferentemente dos outros tipos de microfone, precisam de energia elétrica para funcionar. Além disso, são mais sensíveis e estragam com maior facilidade, sendo, por isso, indicados apenas para uso interno, e não para eventos e shows em casas de espetáculo ou ao ar livre.

Escolher o microfone certo é importante, mas é apenas o primeiro passo na hora de garantir que a acústica do seu evento, conferência ou gravação dê certo. Para que uma sonorização seja bem-feita, há diversos detalhes que devem ser observados. Por isso é importante que, além da escolha do microfone, também seja feito um trabalho de passagem de som simulando todas as possíveis situações e buscando garantir ao público uma experiência de qualidade única.

Os especialistas em sonorização conhecem uma infinidade de equipamentos e as melhores formas de utilizá-los. Conte com a ajuda de uma equipe especializada e tenha certeza de que o seu evento vai soar de forma incrível! Afinal, você deseja impactar o seu público e proporcionar bons momentos para as pessoas que estão prestigiando a sua apresentação, não é mesmo?

Ah, só mais um detalhe: a fabricante norte-americana Shure e a japonesa Audio-Technica são consideradas referências mundiais de qualidade em microfones. Uma ótima forma de começar bem é verificar se a equipe trabalha com os melhores equipamentos. Caso você ainda não utilize essas marcas, convém fazer a substituição, pois a qualidade dos equipamentos é fundamental para se conquistar um bom som (que seja realmente capaz de promover uma boa experiência para o seu público).

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de microfone ficou mais fácil escolher o modelo ideal para o seu evento, apresentação ou gravação. Basta seguir à risca as nossas orientações.

E, caso você ainda tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para escolher um bom microfone, entre em contato conosco! Será um prazer ajudá-lo a conquistar a qualidade sonora que procura.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail