Organizar um treinamento à distância é uma estratégia eficiente de investimento na capacitação de colaboradores, pois proporciona flexibilidade à empresa para produzir e divulgar um conteúdo específico e otimiza o tempo de qualificação da sua equipe, tornando-a mais produtiva.

Além de não demandar uma infraestrutura complexa de produção, os treinamentos podem ser assistidos quando e onde os colaboradores quiserem. Esse dinamismo vai ajudar a garantir um desempenho melhor na prática.

Montar um treinamento à distância, no entanto, vai exigir planejamento, uma escolha minuciosa de conteúdo e a aquisição de equipamentos adequados para a realização de videoconferências. Existe uma série de ferramentas capazes de tornar esse roteiro mais simples, aumentando a interatividade das aulas e possibilitando que empregadores façam uma mensuração mais precisa dos resultados. Veja um roteiro do que é preciso para disponibilizar treinamentos online.

Planeje-se

Colocar na ponta do lápis os benefícios que os treinamentos virtuais podem trazer para seus negócios deixará clara a necessidade de investimento. É possível reduzir os custos em qualificação em até 60% através dessa modalidade de treinamento, desde que sua empresa esteja pronta para atender ao foco do seu negócio. Planejamento é essencial aqui. Defina quem precisa ter acesso a este conteúdo e como ele pode ser abordado, qual o objetivo da capacitação oferecida e a intimidade que ele tem com o assunto.

Compreender o perfil do seu colaborador ou da sua equipe vai ajudar a estruturar o conteúdo, de forma que o aprendizado aconteça gradualmente. Durante o planejamento define-se o tempo de oferta, a duração de cada sessão e quanto sua empresa poderá investir na produção deste material.

Escolha um bom conteúdo

Escolher um bom conteúdo é crucial para o sucesso do seu treinamento à distância, então não tenha medo de buscar ajuda! Consulte profissionais sênior das áreas que serão estudadas e tente entender o essencial para produzir peças esclarecedoras.

Vídeos, textos e imagens vão enriquecer a experiência de aprendizado e tornar mais fácil a absorção de esquemas e operações fundamentais para seu negócio. Pense na estrutura do conteúdo do seu treinamento à distância como um roteiro e decida o conteúdo de acordo.

Prepare a infraestrutura do treinamento à distância

Produzir seu próprio material de estudos resultará em um custo de infraestrutura relativo ao material adequado para a realização de videoconferências. Será preciso preparar uma sala de videoconferência, atentando-se a ambientação acústica e adquirindo equipamento necessário. Uma conexão veloz vai ajudar a garantir a transmissão de som e imagem em alta qualidade.

Proteger este conteúdo será necessário, então a criação de um espaço dedicado à visualização do material e troca de informações se faz precisa. Para reduzir os custos com hospedagem de vídeos e documentos, o Youtube e o Dropbox podem ajudar. É possível fazer streaming online usando apenas sua conta Google, e essa estratégia é especialmente eficiente para amplificar o alcance de seminários e palestras.

Promova a interatividade

Dispor de informação não é o bastante para garantir que seu treinamento à distância será eficiente. Os colaboradores precisam ter um espaço para enviar dúvidas e interagir com o material, o que pode ser feito através de videoconferências previamente agendadas ou entradas em um fórum. Este espaço funciona como um mural, em que é possível deixar comentários e obter notificações quando sua dúvida for solucionada. A flexibilidade permite que cada colaborador aprenda no seu tempo e obtenha atendimento individualizado, se preciso.

Mensure os resultados

Testes são uma forma eficiente de qualificar o aprendizado de seus colaboradores, mas outras métricas poderão nortear melhor a gestão no desenvolvimento de novos materiais de treinamento. Analisar o tempo que cada usuário passou conectado à plataforma, o número de visualizações obtidas em cada vídeo e definir um tempo para a execução das tarefas é bom para entender o que funcionou e onde é preciso ajustar a estratégia.

Tudo que você precisa para desenvolver seu próprio treinamento à distância está aqui. Agora, basta escolher o tema e divulgar as datas de inscrição entre os interessados. Tirar um curso de atualização do papel ou incentivar uma habilidade específica em seus colaboradores vai ser bem mais fácil com ajuda deste guia.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo com seus contatos nas redes sociais!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail