A máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras sempre foi verdadeira. E agora é ainda mais: estamos na era dos vídeos. O YouTube tem crescido de forma espantosa: mais de 1 bilhão de pessoas têm acesso a ele, ou seja, um terço de todos os internautas do mundo.

A plataforma é uma usina audiovisual que dá muita visibilidade a quem produz conteúdo para ela. De pequenos produtores de conteúdo amador a campanhas corporativas em vídeo, é possível encontrar quase tudo no YouTube. E essa exposição pode transformar qualquer vídeo em viral em questão de horas.

Para empresas, a grande vantagem da produção de vídeos é o contato imediato com seu público-alvo. A empresa consegue, assim, se apresentar de forma a agregar valor e se tornar mais atraente para o público-alvo. Venha entender melhor qual a importância da produção de vídeos na comunicação com os clientes. Boa leitura!

Interação

Vídeos são uma excelente opção para quem quer engajar e interagir com a audiência. O primeiro passo para obter sucesso é segmentar o público e direcionar o conteúdo àqueles que têm mais chance de se interessar por ele. Como são conteúdos naturalmente mais envolventes, refletem positivamente na companhia.

Em geral, essas pessoas querem conhecer melhor a marca, estão dispostas a compartilhar seus conteúdos e ajudar a transformá-los em virais. As visualizações, as curtidas e os comentários facilitam o entendimento da reação do público-alvo e, como ocorrem em tempo real, permitem lidar com críticas e elogios imediatamente.

Proximidade

Além disso, o audiovisual permite testar formatos e pedir a opinião do consumidor. E mais: torna a marca mais humana ao mostrar seus bastidores, o processo de desenvolvimento de um novo produto, explicar o que cada serviço faz e assim por diante. Ganha-se, assim, a confiança e o engajamento do cliente.

Um estudo da Cisco indica que, até 2018, os vídeos serão responsáveis por 69% do tráfego global de dados móveis (em 2013, representavam 53%). Com maior engajamento da clientela, a marca fica mais próxima dela. Isso favorece a comunicação e a interação, bem como a visibilidade da organização.

Diálogo

Estimativas da HighQ mostram que cerca de 65% dos usuários assistem mais de 3/4 dos vídeos, enquanto 78% vêem vídeos online todas as semanas e 55% o fazem todos os dias. Já ficou claro que a comunicação de mão única está ultrapassada.

O público gosta de interagir, se comunicar, opinar e compartilhar. Por isso, para criar um relacionamento mais íntimo com o consumidor, é fundamental ter um diálogo com ele. Em vídeo, as mensagens são mais atraentes e rápidas porque envolvem o usuário e facilitam a absorção do conteúdo.

Estrutura

Esses motivos fazem do vídeo um formato importante em uma estratégia de marketing de conteúdo. Eles são explicativos e permitem mostrar os produtos ou serviços em ação: com tutoriais, demonstrações, testemunhos, reviews, chamadas para eventos, enfim, a criatividade é o limite.

Muitas vezes, não é preciso ter uma estrutura especial para a produção de vídeos. A maioria dos smartphones tem tecnologia adequada para produções básicas. E o material gravado pode ser editado com softwares de edição de uso fácil — e, na maioria das vezes, gratuito — para criar peças bastante interessantes.

Planejamento

Para ter sucesso, é preciso fazer o serviço ter valor para o cliente. É essencial, porém, planejar a ação para que ela dê certo. Primeiramente, entenda quais são os pontos mais efetivos e quem é o público-alvo. Depois, é preciso identificar suas necessidades e as oportunidades existentes para apresentá-las à clientela.

Já está preparado para começar a produção de vídeos da sua empresa? Então siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de outras tendências estratégicas! Estamos no Facebook, no Google+ e no LinkedIn.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail