Planejar uma apresentação multimídia requer atenção a detalhes muito específicos. Saber as dimensões do local, o público, a iluminação e o tipo de conteúdo a ser projetado é muito importante na hora da escolha dos equipamentos audiovisuais.

Somente com essas informações básicas será possível identificar o melhor sistema para o seu evento. Para te ajudar nessa escolha, fizemos este post com 5 dicas importantíssimas. Confira!

1. Verifique as dimensões do ambiente

A largura, o comprimento e altura do pé-direito são fatores que determinam as distâncias em que serão colocados os elementos que farão parte da apresentação — projetores, caixas, tela etc. Também é importante saber a quantidade aproximada de pessoas que estarão no local.

Em eventos de médio porte, é aconselhável utilizar telas de 150 polegadas e projetores de 3.000 a 3.500 ANSI lúmens. Em espaços maiores, é indicada a utilização de projetores de 5.000 ANSI lúmens — ANSI (American National Standard Institute) é um órgão que padroniza a potência luminosa de projetores, e lúmens é a unidade de medida de fluxo de luminosidade.

2. Confira a iluminação

Alguns escritórios, auditórios e salões têm sistemas de controle de iluminação. Nesses locais, é recomendado realizar a projeção com menos brilho. Se o evento for em um local sem esse controle e o ambiente for claro, o equipamento deverá ter maior capacidade de brilho.

Outro fator a ser observado é o contraste — capacidade do projetor em compensar a ausência de luz de cores escuras —, para evitar imagens desbotadas. Fique atento a isso quando for adquirir seu projetor.

3. Identifique o conteúdo a ser projetado

A mídia que será exibida também influencia na escolha do projetor ideal. Se forem conteúdos multimídia, com vídeos e imagens de alta qualidade, é recomendado o uso de aparelhos de alta resolução. Para espaços menores e apresentações sem fotos ou vídeos, admite-se uma resolução mais baixa.

4. Planejamento da sonorização

A primeira etapa no planejamento de sonorização é a definição do tipo de ambiente e as aplicações — festas, uso de microfone, DVD, PC, audiovisual etc. O nível de ruído do local e adjacências também deve ser levado em conta — se fica próximo de fábricas, obras, aeroportos, avenidas movimentadas etc.

Identifique se será possível colocar caixas ou arandelas no teto ou só nas laterais, pois essa informação é primordial para definir os equipamentos que serão usados.

Para definir o número de caixas e como posicioná-las, você deverá saber o comprimento e a largura do local. O ideal é que as caixas fiquem separadas numa distância de 4 a 8 metros uma da outra.

5. Aproveite as facilidades de uma apresentação sem fio

As apresentações sem fio já são as mais utilizadas nos eventos atualmente. É cada vez mais fácil espelhar conteúdos multimídia direto de um laptop, smartphone, tablet ou com uso de gadgets. Um dos dispositivos mais utilizados para esse tipo de transmissão é o Chromecast, que é compatível com a maioria dos projetores.

Fique sempre atento à qualidade dos equipamentos audiovisuais! Não deixe o barato sair caro e seu evento ser malsucedido por isso. Outro fator a ser observado é que não adianta ter o projetor de última geração se o ambiente não tiver tomadas, corrente de energia e internet de qualidade.

Se você gostou do texto e tem alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário aqui embaixo!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail