O ambiente de uma empresa representa parte essencial da experiência dos clientes em relação ao negócio como um todo. Um dos meios de tornar o local mais agradável para os seus consumidores em geral é por meio de um sistema de sonorização. O som no momento certo pode até mesmo facilitar o fechamento de um negócio.

O problema principal de utilizar essa ferramenta é entender como escolher da melhor maneira os itens que compõem todo esse sistema e como realizar a sua implantação.

Neste post reunimos algumas informações valiosas para auxiliar você nessa tarefa. Continue conosco e boa leitura!

Sistema de sonorização

Antes de tratar dos componentes a se escolher para montar uma dessas ferramentas, vamos conceituar o que é um sistema de sonorização.

Basicamente pode ser entendido como o conjunto de aparelhos utilizados para reprodução digital de um som em determinado local, com o intuito de ambientar esse local, trazendo conforto aos presentes.

A sonorização de um ambiente tem o poder de personalizar o local, dando a cara da empresa e fornecendo um conforto, além da sensação de segurança. Os temas utilizados podem ser vários — toques alegres para incutir descontração, clássico para transmitir seriedade, entre outros, a depender da finalidade do ambiente.

Projeto de sonorização

Ao pensar em um projeto de som ambiente, é preciso responder a alguns questionamentos básicos. Com base nessas respostas, poderá ser realizada a escolha dos componentes do sistema:

  • qual o tipo de ambiente a ser sonorizado?
  • qual o objetivo da sonorização?
  • qual o nível de ruído desse ambiente?
  • qual o valor do orçamento?
  • quais as possibilidades de instalação do local?

Ao responder a essas perguntas, você poderá ter uma ideia geral do que necessita para a criação do sistema de sonorização do seu ambiente, podendo partir para a próxima etapa, a escolha dos componentes e equipamentos.

Componentes de um sistema de sonorização

A primeira dúvida é em relação à quantidade de caixas e à dimensão delas para determinado ambiente. Para realizar esse cálculo é necessário verificar o comprimento e a largura do ambiente. Cada caixa deverá ficar a uma distância de 4-8 m da outra.

Para a sonorização de ambientes pequenos, como salas de reunião, locais de espera, entre outros, o ideal são caixas com potência entre 5 W e 10 W. O cálculo para descobrir a potência do amplificador é simples: basta multiplicar as caixas pela sua força. Para 10 caixas de 10 W é preciso um amplificador de, no mínimo, 100 W.

O aparelho de reprodução fica a seu critério, podendo ser desde um rádio com reprodução de mp3 até mesmo um computador que esteja no local. As ligações entre todos os itens que compõem o conjunto de som podem ser realizadas por um profissional de sonorização para evitar qualquer tipo de incidente.

Esperamos que com essa pequena explicação você tenha percebido a real importância de um sistema de sonorização e como ele pode ajudar a sua empresa a aumentar os seus resultados.

Assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo para melhorar o desempenho do seu negócio.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail