A fim de reduzir custos e promover benefícios para a aprendizagem dos estudantes, implementar auditório e teatro em um único espaço tem sido a solução encontrada por muitas instituições de ensino. Com isso, conseguem manter locais que atendam às necessidades educacionais, como aulas inaugurais e palestras, e também de desenvolvimento cultural.

No ambiente corporativo, isso também pode ser uma realidade. Mais do que oferecer um auditório para encontros empresariais e congressos, por exemplo, ter um espaço para promover a arte e seus fundamentos pode ser um grande diferencial, tanto do próprio ponto de vista cultural quanto de monetização do espaço, que pode ser alugado para outras instituições.

E para que essa adaptação seja feita, ter um palco não é suficiente para o funcionamento de um auditório e teatro. Ou seja, existem equipamentos necessários ao espaço a fim de que ele possa assumir as duas funções, proporcionando efeitos visuais e de projeção adequados.

Quer saber como ter um auditório e teatro em um único espaço? Então confira os principais elementos que você vai precisar para realizar esse projeto na sua empresa!

1. Vara de iluminação

Para proporcionar uma estrutura legal para o teatro, as varas de iluminação são presença obrigatória. Esse tipo de mecanismo possui papel fundamental nos efeitos especiais, facilitando as decisões técnicas por parte dos designers, tanto para as cenas de ficção quanto para as apresentações formais que precisem de mais recursos.

Ainda, os tubos redondos de aço da estrutura, que são presos no teto do palco, possibilitam que outros elementos cenográficos, incluindo as vestimentas cênicas, sejam fixados.

2. Refletores

Também conhecidos pelo nome de “plano convexo”, os refletores são alguns dos equipamentos mais utilizados em auditório e teatro, devido à sua eficiência em focar raios luminosos em determinada região, tornando as apresentações feitas no palco mais definidas aos olhos do público.

3. Máquinas de fumaça

Responsáveis por criar efeitos atmosféricos, as máquinas de fumaça tornam qualquer cena mais fantasiosa. Seja por fumaça ou neblina, esses equipamentos possuem sistema de controle digital e podem regular a altura dos efeitos emitidos, proporcionando até mesmo visualizações tridimensionais projetadas sobre a luz.

Desse modo, a máquina de fumaça é uma excelente alternativa para conferir a um auditório um efeito semelhante ao de um teatro. Lembre-se de que é importante que a fumaça não seja tóxica e que não manche o cenário ou os figurinos.

4. Mesas de iluminação

As mesas de iluminação ficam nos bastidores de qualquer peça e são elas que controlam a luz projetada pelos equipamentos durante uma apresentação. Elas podem ser encontradas em diferentes tipos, sendo analógicas, digitais e analógico-digitais.

Vale lembrar que as mesas de iluminação podem obter variados recursos visuais, como integração a softwares e projeção de globos, o que é interessante para enriquecer peças teatrais e até mesmo apresentações de relatórios corporativos.

5. Folhas de gelatina

Essas folhas são materiais transparentes utilizados em frente ao refletores para colorir ou simplesmente filtrar luzes. É possível encontrar uma variedade imensa de tons, que podem ser usados de acordo com a necessidade.

6. Cortina

As cortinas são o elemento que separam o público dos apresentadores e, no caso do teatro, servem para abrir ou encerrar um espetáculo.

Já no âmbito de segurança, as cortinas corta-fogo, por exemplo, são medidas protetivas que impedem acidentes graves, como incêndios, já que o material é adequado para a prevenção de situações como essas.

7. Rotunda

Rotunda é o pano posicionado exatamente no fundo do palco. A função desse elemento é delimitar todo o espaço de uma cena ou apresentação, criando uma impressão de profundidade. Recomenda-se adquirir esse material em tecidos como flanela, veludo ou feltro.

8. Ciclorama

Posicionado no fundo das cenas, o ciclorama é uma grande tela, geralmente de formato côncavo, que auxilia na projeção das luzes das varas de iluminação. Esse equipamento também pode projetar outros dispositivos e arquivos de vídeo, sendo conhecido como “infinito” e “cúpula do horizonte”.

Anotou tudo o que precisa para ter um auditório e teatro em um único espaço? Então continue aprendendo sobre mais assuntos como esse e melhore os recursos da sua empresa. Para isso, siga a gente no Facebook e no LinkedIn e fique de olho nas próximas atualizações!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail