Como montar uma Sala de Reunião Moderna

Toda empresa precisa de uma boa sala de conferências para realizar reuniões com comodidade e eficiência. Nesse tipo de ambiente, a característica mais almejada é a facilidade para fazer trocas de dados e rapidez na comunicação — especialmente hoje, com os avanços da tecnologia, quando já são feitas até mesmo entrevistas de emprego por meio de videoconferência. Os computadores, tablets e smartphones já são capazes de substituir as papeladas e distribuir a informação entre os participantes da reunião com rapidez.

Hoje, não é necessário nem mesmo estar na sala de reuniões para que esta aconteça: com a ajuda dos aplicativos de videochamada, é possível transmitir imagem e som para todos os participantes, e ainda enviar dados para eles. Isso é muito vantajoso para os empresários, porque, além de possibilitar a comunicação entre pessoas fisicamente distantes, ainda tem baixo custo para a organização. Utilizar a internet como substituta dos telefones, por exemplo, é uma medida muito benéfica para a redução de custos.

Para montar uma sala de reunião moderna e eficiente, acompanhe as dicas que separamos neste artigo!

Tela de projeção

Em uma sala de conferências moderna, uma boa tela de projeção é item indispensável. Nela, você projeta a videochamada para todos os membros presentes, além de poder usá-la para apresentar gráficos, planilhas e imagens sempre que for necessário em uma reunião.

As telas de projeção lançadas mais recentemente são grandes e completamente interativas: é possível navegar pelo computador utilizando uma caneta específica. Algumas ainda têm sistema de gravação e reprodução do conteúdo que foi apresentado na tela, permitindo eventuais consultas futuras.

Sistema de videoconferência

Uma boa câmera de vídeo também é necessária para uma sala de reunião confortável. O sistema próprio para videoconferências permite fazer as chamadas de vídeo com pessoal selecionado, com membros da empresa que estão distantes e até em outros países. Isso facilita a comunicação e o alcance da reunião.

Vale a pena apostar em uma câmera de alta resolução e em um sistema com alta taxa de transferência, assim você garante a rapidez da videochamada e pode transferir arquivos facilmente.

Sistema de Colaboração

Sistemas Colaborativos são ferramentas de software utilizadas em redes de computadores para facilitar a execução de trabalhos em grupos. Essas ferramentas devem ser especializadas o bastante, a fim de oferecer aos seus usuários formas de interação, facilitando o controle, a coordenação, a colaboração e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, tanto no mesmo local, como em locais geograficamente diferentes e que as formas de interação aconteçam tanto ao mesmo tempo ou em tempos diferentes.

Sistema de PoE

A sigla PoE vem do inglês Power over Ethernet — ou seja: alimentação pela internet. Esse é um recurso disponível em diversos equipamentos de rede e tem a função de eliminar as tomadas de energia de aparelhos como os telefones IP e os pontos de acesso sem fio, permitindo que sejam ligados diretamente no aparelho PoE.

O aparelho permite a transmissão da energia elétrica, conectando todos os computadores dos participantes em uma pequena rede de transmissão, onde fica fácil compartilhar arquivos e informações.

Monitor

Os monitores modernos são muito úteis para a sala de reunião. Muitos já acompanham suportes para que sejam pendurados na parede e seu ângulo de visão elevado ainda permite que não haja muitas distorções para os membros que não estão exatamente de frente para a tela.

Projetor

Os projetores compactos têm excelente qualidade e permitem projeções de alta resolução, facilitando a apresentação de gráficos, planilhas, dados, estudos, imagens etc. Dê preferência para aqueles que acompanham luzes de LED, pois consomem apenas cerca de 10% do que os projetores comuns.

Telefone de múltiplas linhas

Telefones próprios para salas de reunião já estão disponíveis para o grande público no mercado. Alguns têm até seis linhas e podem se conectar ao roteador para realizar as ligações telefônicas. Ainda apresentam sistemas úteis, como a criptografia de dados transmitidos e recebidos, saídas Ethernet e visor de LCD, para realizar conferências em vídeo individuais.

Agora você conhece todos os equipamentos necessários para montar uma sala de reunião com produtos modernos e de qualidade. Já experimentou algum dos equipamentos listados? Tem mais alguma dica para montar a sala de reunião ideal? Conte pra gente nos comentários!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail