O setor de recursos audiovisuais nunca esteve tão presente na vida das pessoas: em dispositivos móveis, no conteúdo que elas consomem e na vida em geral. Esses recursos também são importantes para empresas que desejam ser mais produtivas ou oferecer mais qualidade e inovação ao consumidor.
Com o avanço da tecnologia a passos largos, praticamente todos os dias surgem novidades no setor, mas algumas se destacam mais do que as outras. Assim, veja a seguir cinco tendências de tecnologia no setor de recursos audiovisuais.
Realidade virtual e visualização panorâmica
A realidade virtual e a visualização panorâmica prometem estar cada vez mais presentes no setor de recursos audiovisuais. Recentemente, o Facebook lançou o vídeo 3D, que permite uma visão de 360° de vídeos gravados de maneira especial, o que faz com que comece a surgir à demanda por equipamentos de gravação panorâmica em alta qualidade.
Além disso, o Google e a Samsung também vêm incorporando a realidade virtual em parte dos seus projetos. Especialmente com o uso de dispositivos vestíveis, como óculos de realidade virtual, essas tendências mostram a possibilidade cada vez maior de interação com conteúdo.
Transmissão ao vivo
O surgimento de aplicativos de transmissão ao vivo, como o Periscope, e a implantação desse recurso em serviços já conhecidos, como o Facebook e o YouTube, transformam as transmissões ao vivo de eventos e acontecimentos em geral em uma tendência dos recursos audiovisuais.
Com a comunicação sendo mais fácil e em tempo real, a tendência é que cada vez mais conteúdo surja nessa forma para atender a necessidades específicas, pontuais e instantâneas. O diferencial para transmissão ao vivo passa a ser um potencial impulsionador na criação de conteúdo, muitas Youtubers no exterior já usam Tricasters para criação de seus cenários virtuais.
Videoconferência
Se a transmissão ao vivo é uma tendência e é cada vez maior a necessidade de vencer as barreiras físicas e limitadoras, então a videoconferência também aparece entre os itens que potencialmente serão cada vez mais desenvolvidos.
A criação do Skype for Business é um exemplo de investimento nesse setor, que visa, principalmente, ajudar empresas a se tornarem mais produtivas e a melhorar a sua comunicação interna em geral. Embora o usuário comum não seja esquecido nessa tendência, é o mundo corporativo o grande beneficiário de soluções melhores de videoconferência.
Conteúdo sob demanda
Com a ascensão do Netflix e do Spotify, por exemplo, o conteúdo sob demanda — ou conteúdo on demand — está cada vez mais presente na vida das pessoas. Com boa parte dos canais e serviços percebendo a necessidade de fornecer o que os consumidores desejam na hora em que eles querem, essa novidade tende a se consolidar no mercado.
Isso é verdade, inclusive, porque é cada vez maior o uso de dispositivos móveis, o que permite o consumo de conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar.
Participação das feiras de recursos audiovisuais
As feiras sobre o assunto são agregadoras de soluções e são pioneiras na apresentação de novidades que entrarão no mercado em algum momento próximo. Com a maior necessidade de lançamentos, a participação das feiras se tornará ainda mais importante para o setor.
Feiras como Infocomm, NAB, ISE e CES trazem soluções para empresas e seus setores de TI, PRO AV e Broadcast como aplicativos e serviços melhorados de videoconferência, equipamentos com melhor qualidade de gravação, oferecimento de novos dispositivos móveis e a integração para a Internet das Coisas.
O setor de recursos audiovisuais seguem duas tendências da sociedade em geral: o uso crescente de tecnologia e a necessidade cada vez maior de soluções que facilitem o cotidiano. Por isso, tecnologias na área audiovisual, videoconferência e soluções colaborativas tendem a crescer. As feiras, por sua vez, trazem estas novidades para as empresas e prometem ser cada vez mais relevantes no setor.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o que vem por aí nesse setor? Não deixe de comentar e participar.
Comente sobre o Artigo