Quando construímos um imóvel, planejamos todos os detalhes de cada cômodo. São cores, móveis, eletrônicos, tudo pensado para oferecer mais conforto a quem for usá-lo ou, quem sabe, atender a algum outro propósito. No mundo corporativo, existe essa mesma necessidade.

Conhecida como gestão de ambientes, essa atividade ajuda a adequar as diferentes locações de uma empresa. A ideia é que todos que passarem por aquele local — colaboradores, clientes e fornecedores, por exemplo — se sintam bem ali e que a finalidade daquela sala seja cumprida da melhor forma possível.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre a gestão de ambientes e sobre qual a sua importância no cenário corporativo. Boa leitura!

O que é gestão de ambientes?

Fica claro quando um ambiente é desenhado para oferecer uma boa experiência ao usuário. Afinal, a gestão de ambientes cuida para que o espaço tenha iluminação, sistemas de projeção e conjunto de áudio projetados especificamente para torná-lo mais funcional.

Além disso, é comum que a gestão de ambientes se preocupe com a eficiência do fluxo de pessoas no local, bem como com as condições organizacionais e de armazenamento. A ideia é que o ambiente seja positivo, aconchegante e motivador — de forma a beneficiar o fluxo de trabalho.

Todo o projeto é feito pensando nas necessidades físicas, demográficas e orçamentárias do local, de forma a criar uma solução única e diferenciada. Com o uso inovador de tecnologia, é possível criar uma ambientação prazerosa para quem visitar o espaço.

Qual a importância da gestão de ambientes?

Muitas vezes, é na sala de reuniões que um bom negócio toma forma. Esse local acaba sendo o espaço que deve fazer com que as pessoas se sintam à vontade para fechar contratos importantes. Por esse motivo, é essencial que ele seja funcional, organizado, bem equipado e confortável.

Bem-estar

Um ambiente bem administrado tem mobiliário adequado — cadeiras e mesas — para que os usuários se sintam bem. Essa é a melhor forma de mantê-los concentrados para o bom andamento do trabalho.

Além disso, a iluminação e a temperatura ambiente devem ser agradáveis para todos.

Processos

A gestão de ambientes é fundamental para otimizar processos. Manter a infraestrutura do espaço em bom estado — com internet funcionando bem, senha em lugar visível, cabos de força e energia à disposição e projetor e sistema de som de qualidade prontos para apresentações — ajuda a fazer tudo fluir mais facilmente.

É essencial, portanto, que a manutenção esteja sempre em dia. Vale, ainda, dar sempre uma atenção especial aos ambientes para garantir que estão em perfeita ordem. Além disso, a decoração deve ser discreta e elegante, para que o foco da atividade não sofra com distrações.

Fornecedores

Ter um ambiente moderno e inovador requer o apoio de bons fornecedores: eles são peça-chave no processo de definição das características do espaço.

Diferentes tecnologias podem tornar o ambiente adequado para as mais diversas situações, enquanto ajudam a diminuir custos, aumentar a produtividade e economizar tempo.

Soluções audiovisuais, por exemplo, podem ser usadas em áudio ou videoconferência para conectar participantes de diferentes localidades em tempo real. Outra possibilidade interessante são os ambientes virtuais de compartilhamento: os colaboradores incluem, editam e discutem projetos em conjunto de forma participativa.

Quer saber mais sobre gestão de ambientes? Saiba como escolher o melhor projetor para cada espaço na sua empresa.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail