Você sabe o que é webinar? Trata-se de uma ideia que chegou para revolucionar a comunicação empresarial, seja com o público interno ou as pessoas vindas de fora.
Também chamada por alguns como hangout (por causa da plataforma da Google de mesmo nome), a webinar é como uma palestra ou seminário em vídeo, geralmente transmitida ao vivo, possibilitando a interação entre a pessoa que está falando e as pessoas que estão ouvindo.
Neste post, você saberá como fazer uma webinar e quais são as vantagens que o método oferece, principalmente no processo de vendas. Siga a leitura e confira!
Como fazer uma webinar de sucesso?
Para que a sua webinar seja um sucesso, recomenda-se que você siga um passo a passo, conforme descrito a seguir:
Tenha um objetivo
É importante que a sua webinar tenha um objetivo claro, alinhado com o planejamento estratégico de marketing da empresa. Desse modo, o objetivo pode ser gerar engajamento com o público, se tornar autoridade em um determinado assunto, aumentar o tráfego do seu site, prospectar novas vendas apresentando produtos… enfim, o importante é possuir um direcionamento bem definido!
Defina um tema
Após escolhido o objetivo, você precisa definir um tema para a sua webinar e preparar todo o material, como os tópicos que serão abordados e os textos de apoio embasados em um mesmo assunto. Se você fará uma webinar para novos colaboradores da empresa, por exemplo, uma ideia interessante de ser abordada são as normas e regras da organização, que devem ser seguidas por todos.
Faça a preparação técnica com cuidado
A preparação técnica de uma webinar envolve os sistemas de vídeo e áudio que serão utilizados, bem como a escolha da plataforma, que pode ser, entre outras, o YouTube, o já citado Google Hangouts ou o Facebook. Convém fazer testes para verificar se tudo está funcionando bem para todos os convidados.
Divulgue a webinar
Feito tudo isso, você precisa divulgar o seu evento e para isso pode utilizar seus perfis nas redes sociais, enviar e-mails e mensagens de texto para celular, entre outras tantas formas.
Quais são os benefícios de uma webinar?
Fazer uma webinar para estreitar a comunicação com os públicos pode apresentar alguns benefícios para as empresas. Veja os principais:
Conteúdo em vídeo
As pessoas gostam de ver vídeos e isso se justifica pelo sucesso que o conteúdo audiovisual faz nas redes sociais. Portanto, fazer uma webinar explicando o funcionamento de um produto pode ser muito mais útil do que disponibilizar um manual em texto, por exemplo.
Interatividade
Praticamente todas as plataformas que podem ser utilizadas para fazer uma webinar são interativas. Assim, as pessoas que estão assistindo podem fazer perguntas ou deixar comentários que complementem aquilo que está sendo dito.
Grande alcance
Em um evento físico, é difícil fazer com que várias pessoas de diferentes localidades se reúnam em um mesmo local. Com as webinars, essa barreira geográfica é quebrada e qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode participar do evento online.
Agora que você já sabe o que é webinar, pode incluir essa estratégia nos processos de venda da sua empresa. Desde a prospecção de um novo cliente até o pós-venda, todas as etapas da jornada de venda por ser incorporada a esta metodologia.
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