Chegou o momento de preparar aquele evento em espaço aberto. A própria característica desse tipo de festa já requer cuidados especiais desde o planejamento, porque espaços abertos são locais propícios a imprevistos, principalmente aqueles relacionados a fenômenos da natureza.

Os equipamentos para evento empresarial a serem usados nessa situação devem ser escolhidos com cuidado. Para começar, uma festa num lugar desse tipo abrange um raio bem maior — assim, é preciso pensar na disposição dos dispositivos audiovisuais para que funcionem da forma mais eficiente possível.

Conheça, a seguir, quais são os aparelhos necessários nessa ocasião. Boa leitura!

Fontes de energia

De nada adianta ter os equipamentos mais tecnológicos se eles não funcionarem. É essencial, portanto, obter as fontes de energia necessárias (bem como extensões e outros recursos) para ligá-los. Vale, ainda, ter um sistema redundante caso haja problemas com o equipamento principal.

Projetor

Em ambientes externos, é essencial pensar no contraste das imagens perante a luz natural e, algumas vezes, na incidência direta do sol. É importante, então, escolher um modelo de projetor com mais de 3 mil lúmens e com uma relação de contraste superior a 10 mil.

Microfone

Em um evento externo, o uso de microfone é quase sempre uma necessidade. Como há muito ruído nesse tipo de local, o ideal é que o microfone não seja muito sensível. Assim, é melhor dar preferência aos modelos que têm impedância alta (quanto maior a impedância, menor a sensibilidade do dispositivo).

Caixas de som e amplificadores

Para serem usadas em ambientes externos, as caixas acústicas devem ser adaptadas às mudanças climáticas que podem atingi-las. O ideal é que sejam resistentes à ação do tempo (sol e chuva, por exemplo) para que ela não prejudique seu funcionamento e a qualidade do áudio.

A quantidade necessária de caixas de som, bem como a potência de cada uma delas, vai depender da área do ambiente (comprimento multiplicado pela largura) — levando em consideração a necessidade de haver uma distância de 4 m a 8 m entre elas. Para saber a potência máxima do amplificador, basta somar as potências de todas as caixas.

Iluminação apropriada

Em ambientes externos, é comum que não haja iluminação suficiente para toda a área. E, a menos que faça parte do clima da festa, a penumbra deve ser evitada. Da mesma forma, para eventos diurnos, os convidados não devem ficar expostos ao sol: além do calor, isso dificulta a visualização das imagens exibidas.

Cabe, então, à organização, planejar o posicionamento de lâmpadas em pontos estratégicos para garantir que todo o espaço fique iluminado de forma adequada para a festa — dando mais conforto e segurança aos participantes.

Dispositivos móveis

Os convidados podem querer se manter conectados durante o evento. Vale, então, oferecer acesso wi-fi a eles e, se possível, tomadas ou pontos de recarga de aparelhos móveis (celulares, tablets, notebooks e afins).

Previsão do tempo

Apesar de não ser um equipamento, pode ajudar a proteger todos os aparelhos envolvidos na festa. A previsão do tempo permite saber quais serão as condições climáticas no dia do evento. O ideal é verificar diversas fontes, o quanto antes, para poder adaptar os planos de acordo.

Para organizar um evento desse tipo, a melhor opção é procurar uma empresa especializada. Sua experiência com equipamentos para evento empresarial ajuda a evitar ocorrências fora do planejado. Nós, da ecorporative, podemos ajudá-lo!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail