As solenidades, comemorações e treinamentos internos são uma excelente ferramenta de endomarketing que, além de fazer com que a empresa passe uma boa imagem para os seus colaboradores, ajudam a transmitir conhecimentos. No entanto, para tornar essa estratégia ainda mais eficiente, recomenda-se que os empresários, ou responsáveis pelo marketing, e a comunicação interna apostem no uso da tecnologia em eventos.
Deste modo, o seu evento chamará mais atenção do público, que também será atraído pelas ações tecnológicas. Isso fará com que as pessoas participem ativamente das atividades e não ajam apenas como meros espectadores, sem nenhum tipo de interação entre emissor e receptor, por exemplo.
Para que você saiba como inovar e usar a tecnologia em eventos, nós separamos 4 ideias. Siga conosco e confira agora mesmo como tornar seu evento mais cativante.
1. Streaming
Sabe quando você gostaria muito de contar com a presença de um palestrante em um evento organizacional, mas ele não tem disponibilidade para ir até o local ou os custos com transporte e hospedagem são muito altos?
Em casos assim, utilizar ferramentas que permitam a exibição de palestras por videoconferência em streaming pode ser uma alternativa interessante, uma vez que a tecnologia permite que sejam feitas transmissões de qualquer lugar do mundo.
A interatividade também não é prejudicada, pois por meio de um mediador ou de um chat presente na própria plataforma de streaming, as pessoas que estão assistindo à palestra podem enviar perguntas ao ministrante.
2. Realidade virtual
O pesquisador Márcio Carneiro dos Santos, autor do livro “Comunicação digital e jornalismo de inserção: como big data, inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas estão mudando a produção de conteúdo informativo”, é otimista ao falar sobre a realidade virtual na comunicação empresarial.
Em sua obra, Santos defende que a realidade virtual ou realidade aumentada pode ser útil para simular acontecimentos por meio de aplicativos e equipamentos, como óculos VR. Tal ferramenta possibilita que as pessoas repliquem determinadas situações, como a operação de um equipamento da linha de produção da empresa.
Além disso, também é possível utilizar os óculos de realidade aumentada para que os participantes de um treinamento sejam imersos em um cenário diferenciado, sem que, para isso, precisem se levantar de suas cadeiras.
3. Drones
Os drones são uma boa ferramenta para fazer a cobertura e os registros de um evento, uma vez que é possível fazer imagens amplas, como de todo um parque ou campus onde está sendo realizada uma conferência, a título de exemplo.
É possível também disponibilizar, via redes sociais ou em pontos físicos do evento, a transmissão ao vivo das imagens que estão sendo feitas pelo drone em determinado momento.
4. Painéis interativos
Para aumentar o envolvimento em apresentações e palestras, os oradores podem substituir os tradicionais slides por painéis interativos com telas touch screen, de modo que as ações sejam muito mais dinâmicas.
Assim, com toques na tela, o palestrante pode executar vídeos, mostrar exemplos em imagens, exibir tópicos textuais etc. Também é possível que o público, por meio de telas menores, como tablets, tenha acesso a conteúdos complementares àquilo que está sendo dito na palestra.
Gostou dos nossos exemplos de tecnologia em eventos? Cadastre-se na nossa newsletter e receba em seu e-mail muitas informações interessantes como essa.
Comente sobre o Artigo