A videoconferência é uma tecnologia que está transformando a maneira como organizações das mais variadas dimensões se comunicam, seja com seus colaboradores ou com clientes e fornecedores. O vídeo traz consigo a ideia de presença, de simultaneidade e dinamismo, algo essencial para as empresas conseguirem trabalhar de maneira mais plena e eficiente na atualidade.

Se você ainda tem dúvidas da diferença que essa tecnologia pode fazer no dia a dia do seu negócio, confira agora cinco vantagens da adoção da videoconferência pela sua empresa!

Redução de custos de deslocamento

Antigamente, quando era necessário reunir gerentes de diferentes praças e filiais de uma empresa, era preciso, entre diversos gastos, pagar transporte e estadias em hotéis para cada convocado. Com a videoconferência, os gestores podem reunir pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância na mesma sala, sem a necessidade de deslocamentos e custos operacionais. Nem seria preciso dizer que isso agiliza todo o processo, aumentando a produtividade.

Simplificação na tomada de decisões

Esqueça uma extensa troca de e-mails e a dependência de respostas – que podem demorar a chegar – na hora de tomar uma decisão. Com o poder de reunir as pessoas frente a frente, a realização de decisões estratégicas fica facilitada, prática e mais rápida.

Reforço nas relações e melhora da leitura da expressão corporal

A linguagem não verbal é algo extremamente importante dentro da comunicação. Trata-se daquilo que não é exposto através da troca de informações orais ou escritas, mas que é fundamental para entender as expressões das pessoas e suas reações diante de um assunto. O uso da videoconferência garante que as pessoas possam trocar olhares como se estivessem, fisicamente, diante umas das outras, algo totalmente benéfico para que a comunicação seja a mais plena possível.

Outro ponto fundamental é o reforço nas relações. Por conseguir colocar pessoas frente a frente, este recurso permite que as relações humanas sejam fortalecidas, muito em função de incluir a linguagem não verbal – como um sorriso – dentro do universo da comunicação corporativa.

Modernização e democratização de processos e serviços

As empresas precisam fazer a virada tecnológica em suas estruturas, isso significa utilizar, cada vez mais, os benefícios trazidos pelas novas tecnologias de gestão e comunicação integrada. O uso da videoconferência é mais um passo rumo à modernização e ampliação da eficiência interna.

Por se tratar de uma tecnologia com bom custo benefício, a videoconferência pode ser utilizada por empresas de todos os portes. Para cada companhia, nos mais diversos mercados, há uma solução ideal dentro do budget e infraestrutura de comunicações para inclusão dessa ferramenta inovadora.

Facilitação nos treinamentos através das videoconferências

Imagine que sua empresa pretende dar um treinamento sobre a utilização de certa ferramenta para mais de 50 trabalhadores. O que fica mais caro: deslocar todos eles para um local ou reuni-los dentro das instalações da empresa?

A videoconferência permite aos gestores a realização de treinamentos sem a necessidade de tirar todo mundo da empresa ou de trazer o professor para dentro de sua sede. Mais uma vez, os custos da operação logística são minimizados, enquanto você pode organizar as turmas da melhor maneira possível.

Essas são algumas das vantagens já encontradas pelas organizações que adotam a videoconferência como um de seus recursos para comunicação interna, externa e treinamentos. Se você também se convenceu da diferença positiva que essa modernização vai trazer para a sua empresa, clique aqui e aprenda mais sobre organização de videoconferências.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail