Hoje em dia a tecnologia está muito presente em nossa rotina, seja para aproximar as relações pessoais ou as empresariais. No ambiente de trabalho, por exemplo, temos a videoconferência, que é capaz de diminuir os gastos e melhorar significativamente o desempenho de toda a equipe.

Pensando nisso, separamos para você 4 gastos importantes que podem ser evitados quando se adota uma videoconferência eficiente na sua empresa. Confira!

1. Economia na comunicação

Durante uma videoconferência, você pode ver as expressões faciais e linguagem corporal dos participantes, levando a colaboração ao nível mais rápido e eficaz. Esses são os dois aspectos importantes de comunicação que são perdidos, por exemplo, com uma chamada telefônica.

Permitir que o gestor realize uma reunião com toda a empresa em tempo real faz com que os funcionários se sintam mais perto do escritório. Além do mais, o custo de viagem, hospedagem e alimentação para proporcionar um ambiente em que todos estejam juntos é caro. Com a videoconferência tudo é mais rápido e imediato.

2. Controle nos gastos com viagens

A capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo, sem sair do seu escritório é a próxima fronteira a aumentar a produtividade do negócio. Apesar de as interações face a face com seus clientes, parceiros e colegas nunca serem substituídas por completo, os grandes saltos na qualidade, disponibilidade e facilidade de uso da videoconferência denotam como é econômico e ágil contar com o recurso, como vimos anteriormente.

Quando você calcular o número de viagens realizadas anualmente e determinar os custos associados, ficará claro como a videoconferência é uma alternativa tão atraente.

3. Praticidade no suporte

As equipes que se comunicam por meio de vídeo, compartilharão conhecimento mais rápido e estarão mais informadas. Departamentos de suporte que usam a videoconferência podem estabelecer relações pessoais com os seus clientes, o que encoraja uma lealdade muito mais profunda do que apenas falar em um telefone por meio de um call center. E, além disso, o suporte ao cliente melhora muito e consegue ser mais ágil.

Como, geralmente, empresas não usam o recurso da videoconferência nesse tipo de serviço, o seu investimento nesse recurso lhe dará uma grande vantagem competitiva em relação à concorrência.

4. Otimização de produtividade

Retomando o primeiro aspecto listado, a comunicação também deve ser considerada quando se deseja uma empresa mais produtiva.

Isso será possível quando a videoconferência for implementada, pois os colaboradores participantes acabarão por se sentir mais propensos a ficarem alertas e focados no que está sendo discutido. Como resultado, os projetos serão concluídos mais rapidamente e a produtividade será melhorada.

Além do mais, com a videoconferência, há uma economia em horas de expediente extra, porque você poderá se comunicar com os responsáveis e parceiros sobre problemas pontuais, sem precisar se deslocar para a reunião ou um encontro.

Por isso, há o visível aumento de produtividade, já que a equipe e todos os envolvidos poderão melhorar o seu desempenho. E para a empresa isso é muito vantajoso e lucrativo.

E aí, gostou do nosso post? Se você curtiu saber mais sobre as vantagens da videoconferência, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail