O video mapping — ou “projeção mapeada”, em uma tradução livre para língua portuguesa — é a técnica de projeção de vídeos com profundidade em 3D em objetos ou superfícies irregulares, como fachadas de edifícios, salões de festas e estátuas.

O método surgiu no início do século XXI e se tornou muito popular por causa da sua utilização em campanhas publicitárias e entre os adeptos da música eletrônica.

Atualmente, o video mapping é uma tendência muito utilizada em ações promocionais, eventos e outras ocasiões das empresas.

Como funciona o video mapping?

Objetos de duas ou mais dimensões são formados virtualmente por meio de softwares especializados.

Esse programa interage com um projetor potente e faz a adaptação de qualquer imagem à superfície selecionada. Podemos dizer que é realizada uma reconstrução do espaço real por meio do preenchimento com espaço virtual.

Como o video mapping surgiu?

Apesar de a técnica ter ganhado força no Brasil apenas nos últimos anos, suas origens remontam ao século XVII.

Um dos pioneiros no uso foi o belga Étienne-Gaspard Robert, que projetava imagens em fumaça, semelhante ao filme O Mágico de Oz, por exemplo. A técnica fez sucesso na época e foi o ponto de partida do movimento Fantasmagoria, que se tornou uma forma de teatro muito popular na época, porém perdeu espaço devido ao advento da arte cinematográfica no século XX.

A projeção de imagens só voltou a se tornar popular nos anos 2000, quando foi redescoberta pelos VJs (Virtual Jokers) que animavam as pistas da cena de música eletrônica ao lado dos colegas DJs.

Como e onde o video mapping pode ser usado?

Um projeto de video mapping é mais complexo que o trabalho tradicional de um VJ, que é basicamente projetar imagens em sincronia com a música que está sendo tocada.

A estrutura do video mapping é complexa, e pode requerer o envolvimento de fotógrafos, arquitetos, engenheiros e até mesmo diretores de arte.

O primeiro passo é a escolha ou criação da superfície que será usada como “tela tridimensional” do vídeo que vai ser projetado. Também é necessário fazer a seleção das imagens e trechos de vídeo que serão projetados.

Por fim, basta manusear o software especializado e fazer modelagem em 3D da réplica virtual criada. Os softwares mais populares são o Madmapper, Resolume4 ou servidores de mídia como Watchout, Pandoras Box e Photon.

Video mapping é muito caro?

Pensou em utilizar video mapping naquele evento ou ação da empresa, mas acha que não vai caber no orçamento limitado que você tem em mãos? Recomendamos que consulte uma empresa especializada e solicite um orçamento. É uma solução com valores maiores, então, a empresa especializada ajudará você a identificar o melhor projeto e sempre com muito cuidado para que os custos sejam possivelmente reduzidos.

Mostre a todos os seus contatos que você é um profissional que sempre está à procura das soluções mais inovadoras.

Para que mais pessoas possam se informar sobre o video mapping, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail