No post de hoje, falaremos um pouco sobre os principais cuidados para conservar um projetor a laser e prolongar sua vida útil. O investimento realizado nessa tecnologia é algo para durar muitos anos, dando ao usuário uma melhor qualidade de imagem, agilidade no carregamento, dentre outros benefícios.

Contudo, embora dispensem gastos com a troca de lâmpadas, algumas ações são importantes para reduzir ainda mais os custos com a manutenção desse aparelho. Então, confira as dicas que separamos abaixo e siga os passos para preservar o seu equipamento. Vamos lá?

Limpe regulamente o aparelho

O acúmulo de poeira e outros detritos pode prejudicar o funcionamento do projetor a laser, bem como danificar seus componentes eletrônicos. Por isso, precisamos criar o hábito de limpar frequentemente as partes externas do aparelho, especialmente os espelhos.

Utilize um pano seco e, de preferência, produtos de limpeza específicos para lentes e telas de dispositivos desse gênero. Já em relação as partes internas, o ideal é levar o equipamento anualmente para uma faxina completa na assistência especializada. Não vá abrir o projetor sem conhecimento técnico, certo?

Instale o projetor em um ambiente adequado

O local e a maneira como um projetor a laser é instalado também trazem grandes consequências para sua durabilidade.

Para o melhor funcionamento, instale seu equipamento em um ponto limpo e arejado, de modo que o dispositivo esteja protegido da poeira, temperatura e umidade. Assim, é recomendável manter uma distância livre de cerca de 50 cm ao redor do aparelho.

Outro fator essencial é o cuidado com a rede elétrica. Os projetores instalados nos locais em que a corrente varia muito podem queimar. Se é o seu caso, compre um no-break, a fim de estabilizar a alimentação elétrica do seu produto.

Use o projetor a laser da maneira recomendada

Todo projetor conta com partes sensíveis, o que torna o uso inadequado um dos maiores inimigos de sua durabilidade. Sendo assim, alguns cuidados no manuseio desse dispositivo são essenciais para garantir a sua conservação.

Ao transportar o seu equipamento, por exemplo, utilize mochilas e maletas específicas para esse tipo de atividade, sempre tomando cuidado para que o aparelho não sofra impactos ao longo do trajeto.

Outro ponto de atenção é a desmontagem. Antes de desconectar o projetor da fonte de energia elétrica, o certo é sempre esperar até que o dispositivo esteja desligado, tarefa que pode demorar de dois a três minutos. Além disso, não custa nada lembrar que devemos evitar a ocorrência de quedas, bem como a mudança de posição do dispositivo enquanto ele está ligado.

Por fim, fique atento a uma dica presente na maioria dos manuais: o projetor deve ser deixado longe do alcance de crianças. Isso porque, além do risco ao aparelho, olhar diretamente para as luzes do dispositivo pode acarretar sérios danos aos olhos.

Com essas medidas, seu projetor a laser estará devidamente protegido e preparado para durar muitos anos.

Gostou do texto? Então, compartilhe-o em suas redes sociais! Ao divulgar nosso conteúdo, você ajuda seus parentes e amigos a conhecerem um pouco mais sobre projetores e outras tecnologias audiovisuais.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail