O seu negócio possui uma sala de videoconferência? Caso sua resposta tenha sido “não”, é bom começar a pensar a respeito. Uma sala desse tipo tem se mostrado cada vez mais necessária, já que para ampliar seus horizontes e fazer negócios à distância é preciso se comunicar de forma eficiente.

Para ter uma sala de videoconferência basta que a sua atual sala de reuniões seja preparada para tal. Com os equipamentos mais acessíveis, tem se tornado cada vez mais fácil para pequenas e médias empresas utilizarem essa tecnologia. As vantagens vão desde a economia com viagens até a velocidade na tomada de decisões. Veja algumas dicas de como preparar a sua própria sala de videoconferência!

Iluminação

A escolha do tipo de iluminação influenciará diretamente na qualidade final do seu vídeo. Por isso, é importante pensar no layout da sala desde o início. Será uma mesa rodeada por cadeiras, um mini auditório ou um grande auditório?

Independente disso, o ambiente deve possuir o mínimo possível de janelas e, quando houver, utilize persianas do tipo blackout para evitar a entrada de luz. Hora de pensar na luz interna: as mais indicadas são as fluorescentes e homogêneas, que mantém sempre a mesma tonalidade. Com um medidor, proporcione uma luminosidade no rosto das pessoas de aproximadamente 800 lux. É recomendado ainda o uso de dimmers para controlar a luminosidade.

Acústica

Numa videoconferência, as pessoas do outro lado precisam te ouvir com qualidade, certo? Para controlar o barulho aplique proteção acústica na sala de conferência. Isso inclui o piso, as portas e as janelas.

É recomendado que o barulho não ultrapasse 50dBa (decibéis acústicos) e que a sala possua uma antessala – caso alguém entre no meio de uma reunião não haverá um contato acústico direto com o ambiente externo.

Tipos de equipamento

Atualmente existem equipamentos para todas as necessidades, oferecendo inclusive o uso de criptografia para maior segurança dos seus dados. Vale lembrar que uma conexão razoável com a internet é extremamente necessária.

Sony PC S-G50

A empresa garante videoconferências de até seis locais diferentes, podendo ser ampliado a dez. Possui modo de visualização que mostra informações como nome, logomarca da empresa e localização. É capaz de gravar as reuniões.

Polycom QDX 6000

Promete a transmissão de vídeo de alta qualidade e uma câmera inteligente que pode ser pré-programada antes das reuniões. Possui a capacidade de transmitir arquivos como planilhas, apresentações e até vídeos.

Tandberg Quick Set C20

Com foco em pequenas e médias empresas, o equipamento é de fácil utilização e promete funcionar da mesma forma que um player de DVD. Sua câmera possui zoom de 12x, além de ser capaz de efetuar a transmissão de arquivos de forma fácil.

Videoconferência para todos

Como vimos, existem opções para todos os bolsos e tamanhos, basta analisar a necessidade do seu negócio. Se você ainda não possui um espaço para videoconferência, comece a pensar na ideia. Essa é uma tendência de mercado sem volta.

Gostou das dicas? Não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro mais novidades!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail