O uso da tecnologia na sala de aula é um benefício que agrega conhecimentos, facilita a aprendizagem e promove uma aula mais interativa. Até mesmo os educadores mais conservadores já se convenceram das vantagens desse recurso no ambiente escolar.
As ferramentas tecnológicas podem ser desde equipamentos audiovisuais como por exemplo projetores até recursos tecnológicos mais avançados. A escolha do método será influenciada pela infraestrutura e situação financeira da escola, além do domínio da técnica pelo professor.
Pensando nisso, selecionamos, a seguir, 4 ideias para os professores usarem a tecnologia na sala de aula. Acompanhe conosco e veja nossas orientações!
1. Atualização de conhecimentos em tempo real
Infelizmente, todo o aprendizado adquirido em sala de aula será modificado em pouco tempo devido às constantes pesquisas e às mudanças de paradigmas. Uma verdade absoluta hoje pode ser uma incerteza amanhã.
Por isso, muitos professores estão acompanhando as principais pesquisas sobre temas da aula e buscando palestras ou entrevistas com especialistas renomados no assunto.
Por meio de equipamentos para transmissão por videoconferência, por exemplo, é possível acompanhar uma palestra ou entrevistar uma pessoa notória relativa à disciplina ministrada.
2. Apresentação de vídeos didáticos
Para compreender os mecanismos fisiológicos da contração cardíaca ou o movimento das placas tectônicas da Terra, é interessante inserir vídeos didáticos com projetor multimídia em sala de aula. Essa tecnologia permite a consolidação do conhecimento e gera grande curiosidade por parte dos alunos.
Atualmente, é possível comprar pacotes com animações de temas específicos, tais como biologia, física, matemática, entre outros, ou pagar pelo acesso a revistas ou periódicos que fornecem esses dados.
3. Utilização do universo virtual
O professor terá mais êxito em seus propósitos se optar por um trabalho virtual em vez de um documento escrito. Isso porque os jovens de hoje já estão imersos na tecnologia e consideram essa proposta mais objetiva do que o documento impresso.
Portanto, os professores podem solicitar a criação de blogs, páginas do Facebook e outras redes sociais como atividade avaliativa, e acompanhar os principais acontecimentos dessas páginas virtuais.
Essa estratégia motivará os alunos, os engajando em algo em que já possuem domínio, modificará o processo de ensino e facilitará o diálogo entre ambas as partes.
4. Busca por referências de outros professores
A formalização de uma atividade acadêmica pode parecer a mais adequada e interessante, porém, sua implantação pode ser desastrosa. Dessa forma, o aconselhamento de professores que passaram por situações semelhantes deve ser levado em consideração.
Isso porque os fatores que influenciam no sucesso da empreitada dependem da maturidade dos alunos, dos recursos da escola e do tempo de execução da atividade. Isso poderá ser facilmente avaliado por quem entende de projetos ou precisou adaptar sua proposta.
O uso da tecnologia na sala de aula é um recurso que está presente cada vez mais no ambiente escolar. Antes criticado, hoje é considerado uma estratégia inovadora no processo de ensino-aprendizagem.
Todavia, para usufruir dos seus benefícios, é preciso escolher a ferramenta mais adequada, os recursos financeiros disponíveis e buscar experiências de outros educadores.
E você, acha importante aliar o aprendizado à tecnologia? As nossas dicas lhe foram úteis? Então, compartilhe este post nas redes sociais e contribua para a disseminação de boas sugestões!
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