Em tempos de crise econômica como a que nosso país atravessa nos últimos anos, é comum que as empresas revejam alguns gastos e até mesmo cortem algumas despesas. Na comunicação da empresa não é diferente e, assim como nos outros setores, algumas adequações devem ser feitas.

No entanto, é necessário ter cautela e tomar as ações certas para não prejudicar o relacionamento com os públicos, sejam eles externos ou internos. Para ajudá-lo, nós elaboramos 4 dicas para economizar na comunicação da empresa. Não deixe de conferir.

1 – Substitua as ligações telefônicas pelo WhatsApp

As chamadas telefônicas, principalmente as interurbanas, costumam ser bastante caras e as operadoras não estão dispostas a diminuir os custos. Por esse motivo, utilizar mensageiros eletrônicos gratuitos como o WhatsApp pode ser uma boa ideia.

O app é bastante completo e permite não apenas o envio de mensagens de texto e conteúdo multimídia, mas também ligações telefônicas, bastando que ambas as partes estejam conectadas à internet.

No entanto, o WhatsApp já foi penalizado judicialmente algumas vezes, deixando de operar no Brasil. Em casos assim, recomenda-se o uso de outros aplicativos similares como o Telegram que, apesar de menos popular, é tão bom quanto o WhatsApp.

2 – Faça hangouts e videoconferências

Se a sua empresa possui matriz e filial, por exemplo, pode ser comum que membros de ambas as localidades precisem participar de uma mesma reunião, o que gera custos com deslocamento, alimentação e, em alguns casos, até hospedagem.

Para evitar esses gastos, as reuniões podem ser feitas por videoconferência, utilizando ferramentas de hangouts pagas ou gratuitas, como a disponibilizada pelo Google, ou até mesmo o Skype.

No caso de optar por essa modalidade, basta que você conte com um serviço de qualidade de áudio e vídeo para a sua sala de reuniões, para que as transmissões ocorram sem nenhum problema técnico.

3 – Troque as grandes campanhas de marketing pelas redes sociais

Campanhas nas mídias sociais, se bem estruturadas, podem ser tão bem-sucedidas como as feitas para as mídias tradicionais, como os jornais, o rádio e a televisão.

Além de publicações no Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e outras mídias, é possível trabalhar com o Google Ads, ferramenta em que você paga um valor X para que o público tenha acesso ao site prioritariamente quando fizer buscas genéricas no Google.

O marketing de conteúdo, em que os clientes são atraídos até sua empresa por meio de artigos com assuntos interessantes, também pode ser uma boa ideia para substituir as campanhas nas grandes mídias de massa.

4 – Utilize e-mail marketing em vez de comunicados impressos

Se a sua empresa tem o hábito de publicar um jornal impresso para os colaboradores ou então enviar cartas de venda e outros tipos de correspondências aos clientes, você pode já começar a substituir o papel por uma ferramenta de e-mail marketing.

Além de gastar menos, você também estará contribuindo com o meio ambiente, podendo até utilizar isso como sua campanha de marketing.

Gostou das nossas dicas para economizar na comunicação da empresa? Que tal então compartilhar este artigo nas suas redes sociais e espalhar as informações entre os seus amigos e seguidores?

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