Há alguns anos, instalar uma sala de controle era um serviço reservado para empresas gigantes e clientes selecionados, uma vez que o custo de implementação não facilitava a situação para projetos menores nem a demanda em si apresentava tanta relevância.

Os tempos mudaram. A procura por monitoramento e blindagem de segurança tem aumentado consideravelmente em organizações de diversos níveis e portes.

A sala de controle nada mais é do que o local onde são feitos a supervisão, o gerenciamento e controle de operações que merecem monitoramento eficaz, de maneira simultânea e visualmente integrada.

Se você deseja saber como montar esse cômodo da melhor forma possível, acompanhe nossas dicas!

Qualidade e confiabilidade dos componentes

O ambiente de uma sala de controle é feito de informações múltiplas e paralelas, que dependem de equipamentos confiáveis. A maioria dos aparelhos requer boa conexão com a rede para compartilhar os dados de forma precisa.

Para manter o funcionamento dessa atmosfera digital, é necessário investir em tecnologias e ferramentas que facilitem a detecção de interrupções, falhas ou qualquer problema que comprometa as operações.

Na hora de escolher os equipamentos, considere a confiabilidade dos componentes e o nível de suporte que será fornecido pelo fornecedor para a equipe da linha de frente.

Excelência no processamento de vídeo

Na sala de controle, a qualidade do processamento de vídeo é fundamental para a agregação e distribuição das informações. É importante levar em conta utilitários que possam entregar alta definição de imagem e boa performance funcional.

Um equipamento muito comum nesse espaço é o video wall, uma ferramenta composta por um conjunto de monitores conectados fisicamente em arranjo, formando uma grande tela.

Para facilitar o bom acompanhamento e contribuir com as melhorias na tomada de decisões, é necessário investir em placas de vídeo potentes e displays com qualidade de transmissão.

Investimento em um software específico

As demandas estão mudando constantemente no mundo dos centros de comando. Quanto mais novas tecnologias surgem, maior é a demanda por softwares inteligentes com módulos personalizados e integrados.

Investir em um sistema de gestão para sua sala de controle será essencial para que tudo funcione em conjunto. Com o auxílio de plataformas automatizadas, é possível criar um ambiente seguro que garanta a otimização dos processos e o aumento da produtividade.

O monitoramento das imagens e dados depende de configurações informatizadas e, com uma plataforma de controle, fica mais fácil transformar as informações processadas em relatórios e conclusões que poderão nortear as decisões da empresa.

Uma dica na hora de adquirir esse software é se certificar com o fabricante quanto aos serviços e suportes previstos em contrato. Assim, você poderá pedir ajuda sempre que necessário.

Criar um espaço para comando em sua empresa requer cuidados especiais para a manutenção de um ambiente funcional, evitando seu maior inimigo: a interrupção de desempenho.

Se você tem uma rotina de trabalho muito intensa, atendendo a várias requisições ao mesmo tempo, vale a pena pedir apoio a especialistas no assunto!

Gostou de saber mais sobre o que levar em conta na hora de montar a sala de controle? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e dissemine conteúdo de qualidade para sua rede de contatos!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail