Se voltarmos alguns anos no tempo, podemos ver o quão exclusivo e difícil era realizar uma transmissão ao vivo. Era algo que só as emissoras de TV com suas antenas de transmissão via satélite e caríssimo aparelhamento podiam realizar.

Atualmente, com a possibilidade de transmissão e recepção de dados via banda larga, esse tipo de tarefa deixou de ser um bicho de sete cabeças.

Nesse post daremos dicas valiosas para o sucesso de uma transmissão ao vivo. Ficou curioso? Então acompanhe!

 

Escolha o equipamento adequado

Para transmitir áudio e vídeo em tempo real serão necessários os seguintes itens:

Cabos

Você precisará de conexões USB, XLR, RCA, HDMI, dentre outras. É importante utilizar cabos de boa qualidade e construção robusta para que se descarte a possibilidade de ruídos, curtos ou mau contatos durante a transmissão. Cabos extras serão úteis em caso de falhas.

Placa de captura

​​Dependendo da câmera que você for utilizar, pode ser necessária uma placa de captura (de conexão USB ou HDMI). Esses dispositivos servem para capturar o sinal digital de áudio e vídeo de sua câmera para que possam ser transmitidos via software.

No entanto, algumas câmeras, especialmente as webcans poderão ser utilizadas diretamente, sem a necessidade da placa de captura.

Câmera de vídeo

A qualidade da câmera escolhida dependerá do projeto da transmissão, do orçamento disponível para compra de equipamentos, etc. Você poderá utilizar desde uma webcam até câmeras profissionais com alta taxa de captura de FPS.

Microfone

Você precisará de um microfone unidirecional. Esse, como o nome já diz, possibilita a captura direcional do áudio, isto é, com grande ênfase na captura dos sons vindos do perímetro para onde se está apontando. Dessa maneira, pode-se capturar com nitidez o áudio de falas de entrevistados, por exemplo.

Computador

É altamente aconselhável a utilização de um notebook ao invés de um desktop, por razões óbvias: menos volume para carregar e, por isso, mais mobilidade.

Tripé

​Para manter o enquadramento das imagens. Dependendo do dispositivo utilizado, um mini tripé pode ser suficiente.

Escolha o software ou a plataforma de transmissão ao vivo que melhor atenda o seu projeto

Existem softwares de captura de áudio e vídeo no mercado ou “encoders” capazes de realizar a transmissão dos dados capturados para diversos servers. Entre esses servers, destaca-se o Flash Video Streaming Service (FVSS), plataforma bastante robusta. Entretanto, existem outras opções no mercado, tais como:

Ustream

Trata-se de uma excelente ferramenta, baseada em Java, que é uma alternativa ao Flash. Esse software conta com ótimos recursos de edição e pode ser usado gratuitamente por um período de 30 dias.

Youtube Vivo

Trata-se da ferramenta mais conhecida para essa finalidade. Se o seu objetivo é postar sua transmissão no site Youtube, essa aplicação resolve o seu problema. Basta que você baixe e instale um dos softwares encoders licenciados.

Esses encoders atendem perfeitamente quando o assunto é transmissão ao vivo para o server Youtube. Outros econders necessitarão de configurações extras. Se você deseja publicar em um destino diferente, basta inserir o embed que o programa de encoder gerou no destino em que você deseja, pode ser no seu mural do Facebook, no seu website, etc.

​Mensure a banda-larga necessária

Conexões 3g dariam conta de realizar a transmissão se não fossem tão instáveis. Assim, para evitar que a transmissão do sinal sofra interrupções e travamentos, faz-se necessária uma conexão estável com, pelo menos, uma taxa de upload de 2 MB.

Cheque os equipamentos e delegue as funções à equipe

Checados os equipamentos e o funcionamento dos softwares para certificar-se do sucesso da sua transmissão, convém fazer uma pré-produção. Se você dispõe de uma equipe no seu projeto, distribua bem as funções entre os colaboradores para não haver imprevistos.

Gostou das nossas dicas sobre como montar sua transmissão ao vivo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail