Se você busca contratos com parceiros, novas soluções tecnológicas ou equipamentos práticos para a empresa em que trabalha, certamente vai ter que montar algumas apresentações ao longo da sua carreira. Elas podem ter várias formas, desde o bom e velho Power Point até recursos praticamente teatrais. Mas existe algo que pode mudar a forma como você se apresenta: a internet das coisas.

É bem provável que você já tenha ouvido esse nome por aí, mas provavelmente não sabe o que ela significa. Não é sua culpa. Quem escolheu o nome já está te induzindo ao erro. Basicamente, o termo se refere a qualquer rede de dispositivos conectados e que geram e trocam informações, não necessariamente por meio da World Wide Web.

Mas o que isso tem a ver com apresentações? Mais do que você imagina. Considerando que elas são, basicamente, informações com uma cara mais atraente, a internet das coisas tem uma boa participação. Alguns acreditam que para melhor, outros que para pior.

Vejamos aqui 2 pontos de destaque:

1. Praticidade x preguiça

A palavra da vida moderna e tecnológica é certamente “praticidade”. Hoje em dia, há cada vez mais recursos que entregam um produto semipronto para o usuário, bastando arredondar as pontas, inserir alguns textos e exportar. Em algumas ferramentas, é possível até verificar a qualidade e originalidade do conteúdo! Se um dia você virava noites pra criar um Power Point razoável para um evento, hoje você monta vídeos inteiros sem esforço.

Claro, isso também trouxe suas consequências negativas. Como a internet das coisas permite que você reúna dados de todo um conjunto de aparelhos e organize-os num padrão pré-determinado, sempre aparece a tentação de deixar a máquina fazer o seu trabalho. Você já está atrasado, tem outras responsabilidades… Por que ter que se preocupar com mais uma, não é? Mas esse pensamento é o que gera uma série de apresentações chapadas, quase iguais.

2. Novas possibilidades a serem exploradas

Se você superar a barreira do comodismo, aí sim um novo mundo se abrirá. Com vários equipamentos conectados a uma mesma rede, sem depender necessariamente da internet de cada usuário, é possível criar apresentações mais criativas e refinadas. E como cada vez mais recursos de softwares estão ligados a esse conceito, mais recursos você possui à sua disposição. Sua imaginação é o limite!

Um pequeno exemplo das possibilidades que a internet das coisas traz é a interatividade. Quando vários aparelhos estão interligados em uma rede de informações, recebendo e enviando novos dados a todo momento, há um espaço fértil para que todos os envolvidos na apresentação tenham alguma participação. Isso significa, por exemplo, fazer pesquisas instantâneas durante um bate papo e ver os resultados imediatamente no telão.

Da mesma forma, você pode integrar imagem, som, textos e outros recursos para gerar algo único e especial a cada apresentação. E como já estão todos conectados, por que não exportar qualquer coisa que foi produzida e deixar como lembrança? Fica a dica!

Agora que você entende um pouco mais como a internet das coisas muda a forma como você se apresenta, é hora de buscar novas possibilidades! Tem alguma ideia de como esse conceito poderia ser aplicado? Então deixe um comentário!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail