Organizar uma apresentação requer cuidado e atenção. Essas exposições estão cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas e podem acontecer nos locais mais diversos: de auditórios a salas de aula, passando por salas de reunião e de treinamento.

Delas pode depender a conquista de um investimento, o fechamento de uma venda, a motivação da equipe, a promoção no departamento e até o sucesso de uma aula. É importante, então, que causem impacto, independentemente de onde acontecerem. Neste artigo, falamos sobre as melhores práticas para apresentações em espaço reduzido. Vem com a gente!

1. Assunto

Falar em público pode ser um desafio para muitas pessoas. Num local de apresentação com espaço reduzido, é essencial que o palestrante domine o assunto sobre o qual vai falar. Isso porque é comum que, em ambientes menores, as plateias sejam pequenas e mais especializadas. Assim, devem vir mais perguntas e com mais frequência.

É importante, ainda, conhecer o perfil de quem ouvirá a apresentação. Isso dará mais segurança ao palestrante: quando se entende bem o assunto e se conhece a audiência, fica mais fácil expor o conteúdo. Vale, então, deixar essas informações ao alcance do apresentador para garantir o sucesso da exposição.

2. Local

Na medida do possível, o palestrante deve saber como é o espaço antes mesmo de preparar a apresentação. Uma visita ao local com antecedência pode ajudar muito. Se isso não for possível, é importante que, ao menos, ele veja fotos ou vídeos do ambiente, pois o espaço disponível pode afetar a forma de fazer a exposição.

Quando vê o local antecipadamente, o apresentador identifica as melhores posições para se movimentar no ambiente, onde ele e a plateia devem ficar e quais equipamentos audiovisuais precisará. Com a visão exata do local, fica mais fácil ensaiar para a apresentação e depois reproduzi-la de forma mais simples e fluida.

Além disso, visitar o local com antecedência ajuda o palestrante a enfrentar o nervosismo: como uma das suas causas é o medo do desconhecido, conhecer o ambiente o elimina ao tornar a situação familiar para si mesmo.

3. Interação com o público

Em uma apresentação em espaço reduzido, a interação com a plateia é mais próxima. Idealmente, o apresentador deve fazê-la participar (escrevendo, desenhando ou imaginando situações), para que ela se mantenha interessada sobre o tema. Ele pode, ainda, questioná-la: isso torna a apresentação mais dinâmica, pois a transforma em diálogo.

É importante que o palestrante se movimente para manter a plateia concentrada. Outra forma de atrair atenção para a apresentação é intercalar assuntos diferentes — de preferência, contando histórias curtas, interessantes e pertinentes ao assunto, que ajudem a ilustrar a exposição.

4. Uso de display interativo

Um display interativo é uma boa ferramenta para fazer uma apresentação em espaço reduzido. São dispositivos semelhantes a lousas, mas que permitem interação. Assim, a exposição ganha mais agilidade — já que o apresentador pode interagir com o conteúdo ao vivo, tanto por necessidade própria quanto por intervenção da plateia.

Além disso, esses displays têm recursos de aproximação da tela de alta resolução. Ou seja, é possível destacar partes específicas do material de acordo com a situação. Com isso, a apresentação fica muito mais adequada àquela plateia específica. E isso é um ganho e tanto quando a audiência é pequena e requer mais atenção, foco e personalização.

5. Colaboração sem fio

Para tornar a apresentação em espaço reduzido mais versátil e flexível, uma boa opção é usar um sistema de colaboração sem fio. Com ele, é possível, por exemplo, ter mais de um computador ligado ao sistema — permitindo que outras informações (que podem ser enviadas pelo assistente do apresentador) sejam adicionadas à apresentação se e quando necessário.

Já está animada para organizar a próxima apresentação da empresa em um espaço reduzido? Comece orientando o palestrante sobre como se preparar para ela. E, para melhorar a qualidade do material usado, saiba como escolher um projetor ideal!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail