Desde que a banda larga e a tecnologia do 3G chegaram ao Brasil com conexões bem mais estáveis e velozes, o streaming se tornou uma das principais formas de transmissão de conteúdo pela web.
Hoje, a Netflix e o Spotify (as duas empresas mais famosas do segmento no Brasil) mostram que o streaming pode oferecer transmissões de qualidade e ainda ser muito lucrativo. A transmissão online é uma realidade e pode ainda gerar muitos bons negócios no setor audiovisual.
Neste post, você vai ficar por dentro da dessa tecnologia, descobrir como funciona, de qual forma pode ser usado e quais são seus pontos fortes..
O que é o streaming?
O streaming viabiliza a transmissão instantânea de informações tanto de áudio quanto de vídeo pela internet. A maior vantagem desse serviço é que ele dispensa a necessidade de download, pois armazena dados em arquivos temporários enquanto o usuário o acessa. Além disso, pode ser visualizado em praticamente todos os dispositivos com boa conexão à internet.
Como o streaming pode ser usado?
O streaming é mais do que uma tecnologia, é uma oportunidade de negócio que pode ser aplicada em indústrias dos mais diversos segmentos. Veja como:
- A partir dos seus recursos, o setor educacional pode criar webinars, ou seja, seminários ou aulas transmitidos em tempo real para os internautas;
- A indústria de entretenimento, conforme já citamos, oferece uma gama de produtos relacionados a filmes, seriados e música, voltada principalmente para as plataformas mobile;
- Com o streaming, as videoconferências se tornam uma opção viável para se reunir todos os funcionários de uma mesma empresa, transformando a cultura organizacional;
- Permite que empresas de pequeno porte, que não dispõem de verba suficiente para contratar uma equipe de filmagem completa, compitam, em termos de qualidade, até com grandes emissoras na transmissão de eventos diversos.
Vantagens do streaming para sua empresa
Além de ser uma tecnologia que vem, a cada dia, ganhando a preferência de usuários de todos os perfis, o streaming representa uma economia considerável para qualquer empresa:
- Dispensa toda a infraestrutura típica da televisão. Não há a necessidade de custear viagens e acomodações para toda uma equipe durante as coberturas de eventos;
- Não é preciso nem que a equipe se encontre no mesmo recinto: cada integrante pode fazer seu papel dentro de casa mesmo – com o auxílio do seu computador, é óbvio;
- Pelo streaming, você pode atingir um público muito maior do que aquele que teria que ser acomodado em uma sala ou auditório, basta preparar a conexão para suportar o grande volume de acessos simultâneos;
- É possível mensurar estatísticas como audiência, promover a integração com as redes sociais e ainda monetizar anúncios durante a cobertura.
Antes de começar a fazer streaming, saiba que, para manter o seu webcast sempre 100%, é preciso, acima de tudo, investir em uma linha de equipamentos audiovisuais que conte com o padrão de qualidade de alguns dos principais fabricantes do mercado.
Também é interessante buscar consultoria profissional de quem já atua nessa área. Afinal, você não quer estrear seu primeiro streaming com uma série de problemas, não é?
E então, esse conteúdo realmente te ajudou a entender mais sobre o streaming? Quer acompanhar mais posts com assuntos como esse? Não perca tempo e assine agora nossa newsletter!
Comente sobre o Artigo