As apresentações e eventos de empresas têm passado cada vez mais de uma responsabilidade apenas do setor de marketing para um esforço conjunto com profissionais de TI.

Um exemplo disso é a projeção mapeada, um tipo de conteúdo que, produzido da maneira certa, pode se tornar um divisor de águas para a imagem da sua empresa.

Quer saber o que é esse tipo de projeção e como fazer? Então fique atento a estas dicas!

Quais são as vantagens da projeção mapeada?

A projeção mapeada se difere da tradicional por ser utilizada em superfícies complexas e com volume. Também pode ser chamada de projeção 3D, por aproveitar recortes, janelas e saliências para criar efeitos incríveis.

A grande vantagem dessa solução de apresentação é o impacto que ela causa, por poder usar áreas imensas, como prédios, de uma forma inusitada. Se bem-feita ― para promoção, publicidade ou storytelling ―, a projeção mapeada é capaz de se manter por muito tempo na mente do público.

As 5 dicas essenciais

Agora que você já sabe o impacto causado por uma projeção mapeada, é hora de começar a planejar como usar essa solução na sua empresa.

1. Pense grande

A complexidade da projeção mapeada é também o seu grande trunfo. A tecnologia foi criada pensando em superfícies grandes para causar o impacto certo.

Por isso, ao escolher a superfície onde o conteúdo será projetado, procure construções amplas, como prédios. Quanto maior a projeção, maior será o efeito de encantamento para o público.

2. Pense longe

Devido à escala da projeção mapeada, você também deverá pensar em distâncias ao planejá-la. Você precisa de bastante espaço entre o projetor e a superfície, além de se certificar de que nada no caminho vai obstruir a luz, como árvores, fios e veículos altos.

3. Trabalhe com a profundidade

Essa solução também é chamada de projeção 3D por um motivo: grande parte do impacto de uma projeção mapeada vem da sua capacidade de utilizar o volume da superfície como elemento de apresentação.

Para criar efeitos incríveis, encontre fachadas com detalhes arquitetônicos, chanfros, curvas e recortes. Faça a apresentação abraçar toda a estrutura.

4. Crie uma equipe multidisciplinar

Essas são dicas básicas de como planejar uma projeção mapeada. Se você quer mesmo apostar na solução, prepare-se para montar um time de profissionais de diversas áreas.

Além da operação dos equipamentos, será preciso contar com artistas digitais, profissionais de marketing e até desenhistas de CAD.

Então nossa última dica é: busque ajuda. Quanto mais experiência profissional você tiver em seu time, maior será a chance de montar uma apresentação de sucesso para ficar para sempre na mente do público.

A projeção mapeada é isso: uma solução de impacto para encantar as pessoas. Basta muito planejamento e uma boa execução.

Ficou curioso? Tem mais alguma dúvida sobre a projeção mapeada? Então escreve para a gente nos comentários!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail