Você sabe por que é importante que uma empresa invista em uma cultura de aprendizado? Provavelmente não. Por isso, vamos ajudá-lo a entender a diferença entre empresas que investem pesado nesse tipo de estratégia e aquelas que não o fazem.
Quando uma companhia prioriza uma cultura de aprendizado, como é o caso da Apple, é muito mais fácil para ela se manter atualizada e na frente da sua concorrência.
Você já pensou no papel que um LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) teve no fim de uma grande empresa como a Nokia e no triunfo de uma competidora que não tinha tradição no universo da fabricação de telefones, como a Apple?
O fato de que a segunda companhia estava pronta para aprender, crescer e inovar foi o que a capacitou para ter os melhores resultados nessa corrida.
Uma cultura de aprendizado contínuo traz uma série de vantagens para os negócios, dentre os quais:
Maior produtividade
Quanto mais envolvido numa cultura de aprendizado contínuo seu funcionário estiver, maiores são as chances dele ser produtivo. Pelo menos foi isso que revelou uma pesquisa da Bersin & Associates.
Ela descobriu que recursos como a gamificação podem transformar seus colaboradores em até 37% mais produtivos que os membros de organizações que não têm uma cultura similar.
Engajamento superior
Além de maior produtividade, uma cultura de aprendizado contínuo resulta em mais engajamento da parte dos seus funcionários.
O que se percebe no ambiente de trabalho é que engajamento depende de como sua equipe percebe ser valorizada e estimulada pela organização e, quando uma cultura do tipo está instaurada, há, naturalmente, mais comunicação e uma liderança mais visível, tornando o engajamento mais fácil.
Mais competitividade
Conforme sua empresa investe em se tornar um ambiente de aprendizagem contínua, ela se torna mais competitiva. Lembra que citamos, no começo deste texto, o exemplo da Apple e da Nokia? Não foi em vão.
Quando uma companhia estimula que seus funcionários adquiram conhecimento e o empreguem a favor do negócio, ela está investindo em si mesma. Quando faz o contrário, está perdendo a oportunidade de ver retornos.
Maior satisfação do cliente
A mesma pesquisa da Bersin & Associates revela que empregados que trabalham em um ambiente de aprendizagem contínua estão mais propensos a responder rapidamente a consumidores, aumentando, por conseguinte, sua satisfação.
Uma força de trabalho mais dedicada assume mais responsabilidades, conquista melhores resultados e entrega demandas mais bem amarradas. Isso se traduz em um melhor relacionamento com o consumidor e mais altas taxas de fidelização.
Longevidade para as empresas que investem
Por último, devemos lembrar que investir numa cultura de melhoria contínua é uma boa ideia por uma questão de sobrevivência.
Afinal, há receio numa era em que trabalhadores estão sendo substituídos por robôs e uma maneira de tranquilizar sua equipe é garantir que ela se atualize sempre e migre lentamente para novos tipos de trabalho, mais complexos e que ainda necessitam do fator humano.
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