Graças à tecnologia, toda a sociedade está mudando, inclusive a forma como os alunos aprendem e como usam esse recurso a seu favor.

Um estudo da Unesp mostrou que o uso das novas tecnologias em sala de aula fez com que a aprendizagem de física e matemática apresentasse uma melhora de 32% em comparação com os métodos tradicionais, como giz e lousa.

Entre os lugares mais propensos a usar tecnologia dentro da escola está o auditório escolar. E ele acaba servindo, em muitos casos, como um cartão de visitas do estabelecimento, já que é nele que acontecem os grandes eventos.

O avanço tecnológico obrigou os auditórios escolares a passarem por mudanças: hoje, ter um microfone já não é suficiente para aproveitar bem o espaço. É preciso selecionar e preparar as tecnologias necessárias para dar suporte a eventos diversos.

Os equipamentos devem ajudar todos os participantes — professores, alunos, palestrantes, audiência, artistas e plateia — a interagirem quando estiverem no espaço. Conheça, a seguir, alguns recursos tecnológicos que podem transformar esse ambiente para que a instituição se diferencie dos concorrentes.

1. Computador

Quando pensamos em um auditório escolar, imaginamos um ambiente versátil que pode ser usado nas mais diversas situações: aulas, palestras, apresentações, shows, espetáculos de teatro e o que mais a imaginação mandar.

Um computador ou notebook ajuda a controlar e dar ritmo a qualquer conteúdo apresentado. É fundamental não deixar esse equipamento em segundo plano, pois é preciso ter certeza de que a bateria tenha boa autonomia (no caso dos notebooks) e de que o aparelho é compatível com os formatos de arquivos que serão usados.

2. Tablet

É importante, ainda, ter um dispositivo móvel à disposição. Esse aparelho ajuda quem está no palco, caso queira, a ter mobilidade durante sua exposição. O computador comum, dependendo da apresentação e do perfil do palestrante, pode deixá-lo preso.

Aqueles que têm intimidade com tecnologia, vão se sentir à vontade para usar o tablet, mas ter o computador também deixará os que não estão acostumados com a mobilidade com mais conforto para trabalhar.

Leve e fácil de manusear, o tablet permite a livre movimentação, dá mais espontaneidade à apresentação e total controle do conteúdo.

Portanto, se o auditório tiver as duas opções de equipamento, é mais fácil atingir os diferentes perfis de usuários (professores, palestrantes e outros) — e ainda ter um dispositivo de backup em caso de defeito.

3. Telão

Usar o telão é uma forma dinâmica de apresentar conteúdo. Afinal, atualmente não basta falar e esperar que a audiência crie a imagem na cabeça. É possível, por exemplo, falar de história apresentando imagens de fatos importantes ou de geografia mostrando as diferenciações entre solos e paisagens.

E esse mesmo recurso pode ser usado nas mais diferentes disciplinas ou em muitas outras situações, como palestras e apresentações. Já existem telas (conhecidas como lousas digitais) que permitem a gravação do conteúdo reproduzido em tempo real e a navegação com canetas eletrônicas.

4. Projetor

Usar transparências já não é mais uma opção. As imagens de alta resolução estão por toda parte e a escola tem de acompanhar essa tendência, já que o uso de ilustrações é, em geral, um excelente suporte em apresentações. À vista disso, é preciso ter um projetor multimídia moderno para apresentá-las no telão.

As opções vão dos projetores compactos aos de longa distância, dependendo da configuração da sala. É importante dimensioná-lo com as possíveis interferências visuais (como sombras e intensidade da luz ambiente) em mente.

Usado para projetar situações estáticas ou em movimento, é um recurso que torna a aula muito mais interativa. O professor pode, então, intercalar a exposição do conteúdo com o uso de recursos audiovisuais. O resultado é ótimo: aulas mais interessantes, alunos mais concentrados e melhor aprendizado.

Na hora de escolher o modelo de projetor, é importante avaliar o tamanho do espaço: em salas pequenas, o aparelho pode ter até 1.000 lúmens, enquanto locais médios a grandes requerem dispositivos entre 2.000 e 4.000 lúmens. A resolução do projetor influencia a qualidade da imagem: quanto maior ela for, melhor a definição. As tecnologias mais populares são o Liquid Cristal Displau (LCD) e Digital Light Processsing (DLP).

5. Sistema de som

A sonorização do ambiente é uma tarefa bastante técnica que deve levar em conta o tamanho e a acústica do ambiente. E o som deve estar muito bem dimensionado para acompanhar as imagens de forma a favorecer a imersão e reforçar a concentração e a aprendizagem.

Além disso, o auditório escolar deve ter microfones, mesas e caixas de som adequados à estrutura. É interessante, portanto, recorrer a uma assessoria especializada com conhecimento técnico para avaliar a melhor configuração para cada situação.

Ao escolher o equipamento, é importante optar por itens que garantam legibilidade ao sistema de som. O som, afinal, traz sensações e garante intensidade a elas. Uma boa sonorização ajuda na comunicação e, consequentemente, proporciona mais segurança ao público em situações de emergência — já que informação clara nesses momentos é primordial.

Dicas extras

Iluminação

A iluminação é outro item técnico que pode fazer toda a diferença em um auditório. Ela é responsável por dar destaque a quem estiver no palco, bem como evidenciar o conteúdo projetado e iluminar os pontos de interesse do local (como placas de sinalização e escadas).

O ideal é que ela possa ser controlada (usando um dímer, por exemplo) e que esteja separada em grupos (como luz de balizamento, de palco e de plateia). Deve-se, ainda, ficar atento à quantidade de pontos de luz, para que a aparência do ambiente não fique poluída.

Outro item importante é o tipo de lâmpada a ser usado. De preferência, cada necessidade deve ser contemplada com uma opção diferente. Uma mistura de diferentes lâmpadas ajuda, por exemplo, a criar cenários para usos diversos.

Se optar por iluminação de led, o cuidado deve ser redobrado: elas são geralmente muito ofuscantes e têm menos intensidade do que as lâmpadas comuns.

Equipamento de filmagem

Equipamento de alta definição (HD, High Definition) e tripé são fundamentais para garantir qualidade e estabilidade para as imagens quando o conteúdo apresentado no auditório for gravado ou transmitido ao vivo.

O posicionamento do instrumental não pode atrapalhar a visão da audiência e é preciso, ainda, pensar nos vários ângulos possíveis para criar gravações dinâmicas e interessantes. É importante ter mais de um dispositivo: assim, enquanto uma câmera fica dedicada a quem está no palco a(s) outra(s) pode(m) ter uma função flexível.

Internet

De nada adianta, porém, ter todos esses recursos se não houver internet disponível. Afinal, é na rede que estão vídeos, videoaulas, imagens e outros recursos que podem ajudar nas apresentações. Com ela, é possível, ainda, fazer videoconferências com convidados e melhorar ainda mais a interação da plateia.

A internet deve estar disponível, também, via WiFi, para dar comodidade a profissionais e audiência. É ela que garante a troca de informações, dados e arquivos entre os participantes antes, durante, nos intervalos e depois dos eventos.

Streaming

Um sistema de streaming permite transmitir os eventos que acontecem no auditório pela internet. Assim, o conteúdo apresentado será visto até mesmo por quem não pode estar fisicamente presente no espaço, mas pode acompanhá-lo em tempo real de onde estiver.

Sinalização digital

Comunicação visual é um item muito importante em qualquer lugar. Telas de LCD posicionadas em locais estratégicos podem ter informações úteis sempre bem visíveis. E elas são bastante versáteis: quando não estiverem em uso para sinalização, podem ser usadas para divulgação de outros conteúdos.

As escolas que desejam ter alunos bem preparados e querem aproveitar melhor cada espaço que têm devem aderir logo aos recursos tecnológicos. Assim, podem fazer atividades diversas no auditório escolar, garantindo que os alunos estejam aprendendo ao mesmo tempo em que se divertem e ficam entretidos.

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