O cinema é, para a maioria das pessoas, um mundo mágico que permite viver uma história em seus mínimos detalhes mesmo não sendo parte dela. Muito desse encantamento é de responsabilidade dos projetores, e a tecnologia tem melhorado cada vez mais a qualidade desses pequenos gigantes.

Nas salas de cinema IMAX — atualmente, há 12 delas no Brasil — já há projetores a laser, que mostram detalhes, texturas e cores realistas e ainda corrigem problemas do sistema tradicional de projeção digital. Um exemplo é o pouco contraste em cenas muito escuras, nas quais a nitidez dos contornos acaba ficando prejudicada.

Para garantir esse grau de qualidade, as salas IMAX usam dois projetores em conjunto. Assim, em cenas com muitos contrastes entre claros e escuros, um extremo não atrapalha o outro. Ganha-se profundidade de campo e as paisagens se aproximam muito mais do real, com detalhes de textura e contorno.

Não é só no cinema, porém, que os projetores a laser têm chance de brilhar. Modelos menores e mais simples já estão disponíveis e podem ser usados em empresas, escolas e, claro, em casa. Venha saber mais sobre eles!

Componentes

Os projetores tradicionais consistem, basicamente, de uma lâmpada com um refletor de luz e de duas lentes, uma de focalização e outra projetora — a luz as atravessa e projeta a imagem na tela. Apesar de serem máquinas simples, são caras e têm custo de manutenção alto quando usam lâmpadas de vapor de mercúrio.

Com a evolução tecnológica, porém, os projetores a laser invadiram o mercado. Neles, não há lâmpadas! É um feixe de raio laser azul que faz o trabalho ao incidir sobre uma camada de fósforo que, posicionada diante dele, emite uma luz intensa ao ser atingida pelo raio.

Vantagens

O projetor a laser tem vantagens em relação ao modelo convencional. A primeira delas é a fonte de luz, que passa do filamento de mercúrio para componentes em estado sólido. Isso o torna mais versátil, permitindo que possa ser usado em qualquer ângulo. Além disso, o controle sobre o espectro de emissão da fonte luminosa é maior.

Na hora de ligar, mais um diferencial: os projetores a laser têm inicialização quase imediata. Já os projetores convencionais, que usam lâmpadas, levam um tempo para atingir a temperatura de funcionamento ideal.

Além disso, o laser é muito mais durável que as lâmpadas. Enquanto ele oferece vida útil de até 20 mil horas (cerca de 40h semanais por uma década), as lâmpadas de vapor de mercúrio duram, em modo econômico, por volta de 5 mil a 8 mil horas.

Outra vantagem é que a fonte de luz laser não requer manutenção durante sua vida útil. As lâmpadas, ao contrário, podem ser danificadas ao serem movimentadas — além de terem vida útil menor. Sendo assim, ela requer que você adquira o componente e ainda pague o profissional que faz o serviço.

Outros usos

Assim como no cinema, já há modelos de projetores a laser para empresas, escolas e residências e, consequentemente, usos mais modestos — embora bastante realísticos. Isso acontece graças à possibilidade de cobrir cerca de 90% do espaço de cor do olho humano, façanha que só é obtida pela tecnologia laser.

Até há bem pouco tempo, os projetores a laser eram extremamente grandes — em um simulador de voo, por exemplo, o sistema de projeção a laser chegava a ter o tamanho de uma geladeira. Até que os alemães do Instituto Ferdinand Braun desenvolveram uma fonte de laser brilhante e compacta.

Do tamanho de uma caixa de fósforos, ela pode ser colocada em equipamentos menores e mais baratos, em que os lasers que geram a luz são do tamanho de grãos de arroz.

Como a projeção exige potências altas, foi necessário dissipar o excesso de calor usando diamantes industriais para que o material não se fundisse. Tudo isso para possibilitar que o cinema em casa fosse levado realmente ao pé da letra!

Gostou deste conteúdo? Então, siga a gente nas redes sociais e fique sempre por dentro das nossas novidades! Estamos no Facebook, no Google+, no LinkedIn e no YouTube.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail