Por mais que a sua empresa tenha uma boa margem de lucros, há sempre uma maneira de elevar a qualidade dos seus serviços ou produtos, otimizar os processos de produção e cortar despesas desnecessárias. Em tempos de instabilidade econômica, ganham destaque as empresas que conseguem combinar inovação, bons resultados e produtividade com menor investimento de tempo e dinheiro.

Mas como fazer isso? Para organizações de qualquer porte, a solução pode estar na implementação de recursos tecnológicos já disponíveis no mercado. Quer saber como? Veja a seguir 5 tecnologias que podem te ajudar a reduzir custos na empresa e entenda como elas podem ser utilizadas para alcançar resultados rapidamente.

Ferramentas colaborativas de comunicação

Com a popularização dos dispositivos móveis e a maior facilidade de acesso à internet, ficou muito mais simples compartilhar informações e arquivos para edição colaborativa. Ferramentas como One Drive, SharePoint e Dropbox (por meio do Paper) permitem coedição simultânea de planilhas, apresentações e arquivos de texto, áudio e vídeo, com a opção de selecionar níveis de privacidade e criar pastas para maior organização, por exemplo.

No dia a dia de uma empresa, o recurso elimina a possibilidade de haver mais de uma versão de um mesmo arquivo – como frequentemente acontece no compartilhamento por e-mail – e, assim, reduz a necessidade de retrabalho. Outra vantagem é que todos os arquivos importantes da sua empresa estarão sempre disponíveis na nuvem, sem consumir memória de dispositivos, exigindo apenas conexão de internet estável e alguns cliques para acessá-los.

Soluções audiovisuais

Já pensou em reduzir os gastos com viagens corporativas, ligações telefônicas e formação de funcionários, tudo de uma vez? Isso é possível por meio das videoconferências e tecnologias de streaming, que permitem, a partir da internet, a comunicação simultânea de várias pessoas em locais (cidades, estados e até países) diferentes, reduzindo, assim, os custos operacionais.

Um exemplo de tecnologia que pode ser utilizada com esse objetivo são os monitores profissionais de video-wall, ou seja, uma estrutura de diversos monitores que formam um grande display de vídeo. Outras opções incluem projetores a laser e alto-falantes que reproduzem áudio em alta definição.

Automação de tarefas

Se os avanços tecnológicos já permitem automatizar tarefas, reduzir custos com os erros humanos no processo de produção e aumentar a produtividade, por que não aproveitar isso?

Algumas ferramentas de SaaS (Software as a Service), por exemplo, exigem baixo investimento inicial para implementação, são flexíveis, contam com suporte e manutenção 24 horas e promovem a automatização de processos de TI. Suas aplicações são possíveis em todos os setores, desde o comércio de varejo, no gerenciamento de estoque e precificação, até as empresas de desenvolvimento de software, na automatização de infraestrutura e deployment.

Aplicativos livres

Pode parecer óbvio, mas um preço mais alto nem sempre é garantia de um produto de qualidade! Hoje em dia, já existem diversos aplicativos e softwares gratuitos (ou com versões gratuitas muito eficientes) que podem substituir praticamente qualquer programa pago utilizado no seu negócio. Alguns exemplos são o MailChimp, plataforma que facilita campanhas de marketing e e-commerce online, o Google Analytics, para verificação de métricas de websites, e o LibreOffice, suíte de escritório para edição de documentos, planilhas e apresentações.

Dispositivos móveis

Smartphones e tablets já fazem parte do cotidiano de muitas empresas na atualidade. Que tal aproveitar a tendência e investir em uma gestão inteligente das informações para a redução de custos?

Desvinculando as atividades de um local de trabalho específico, você aumenta a abrangência geográfica dos seus negócios, estimula a inovação e dá às equipes mais autonomia para buscar melhores resultados, adaptando as estratégias às necessidades do momento. Além disso, seus colaboradores e clientes estarão sempre informados sobre o andamento dos negócios, onde quer que estejam, bastando para isso que estejam conectados à internet.

E aí, gostou das nossas dicas para reduzir custos na empresa? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail