Os recursos audiovisuais estão ganhando grande importância no processo de fortalecimento da marca. Isso porque as redes sociais e os smartphones tornaram a produção e o consumo desse material mais fácil e rápido. Assim, os produtos audiovisuais ganharam maior eficiência e abrangência na comunicação e no marketing.
Nesse cenário, é preciso que as marcas busquem se adaptar a essa realidade: suas campanhas devem se tornar mais adequadas à cultura digital para que atinjam um maior número de pessoas. Os clientes têm procurado conteúdos apresentados de forma criativa, que comuniquem de forma simples, direta e funcional.
Este post fala sobre alguns dos benefícios de usar recursos audiovisuais para ajudar no fortalecimento da marca da sua organização. Confira a seguir!
Formatos mais comuns
Em um mercado cada vez mais competitivo, sobreviver é trabalhoso, afinal, uma companhia precisa de carinho e atenção para crescer. O primeiro passo para uma empresa que quer usar recursos audiovisuais no fortalecimento da marca é ter uma boa história e ser capaz de envolver seus colaboradores nela.
Além disso, a organização deve criar uma experiência memorável para seus clientes, pois só assim eles se tornarão fãs e divulgadores da marca. A mensagem transmitida na história da companhia é a chave nesse processo: a companhia deve acrescentar à vida da clientela.
É essencial, portanto, que ela entenda seu público-alvo e, a partir disso, crie uma conexão emocional com ele — ele precisa se sentir atraído. Entre os recursos audiovisuais mais usados pelas organizações estão:
Vídeo de apresentação
Ajuda a aumentar a credibilidade e a visibilidade da marca (e seus respectivos produtos e/ou serviços).
Vídeo institucional
Serve para informar os valores e os objetivos da organização para a clientela e, assim, se relacionar mais diretamente e melhor com ela.
Depoimentos
São uma forma interessante de garantir legitimidade à companhia, seus produtos e/ou serviços.
Webinars
Geralmente transmitidos ao vivo, são seminários online sobre um determinado tema em que o palestrante expõe seu conteúdo e a plateia virtual pode participar pelo chat.
Podcasts
Arquivos de áudio digital que podem ser usados pela marca para expor suas soluções, bem como abordar temas que considera relevantes.
Benefícios dos recursos audiovisuais
Oferecer conteúdo relevante para o público-alvo é, sem dúvida, uma estratégia importante de comunicação para qualquer companhia. Conheça, a seguir, alguns benefícios de adotá-los.
1. Oportunidade de demonstração dos produtos/serviços
Um dos maiores benefícios dos recursos audiovisuais é a possibilidade de demonstrar os produtos e/ou os serviços da marca de forma que o cliente os entenda mais facilmente. Isso é possível graças à possibilidade de combinar videografismos com imagens do produto e ainda a narração de um apresentador.
2. Maior interação com o público
De acordo com a Ion Interactive, a interação proporcionada pelos webinars ajudou, em 2015, 67% dos compradores: eles usaram esse recurso para direcionar suas decisões de compra. Já nas empresas, 68% dos profissionais da área acreditam que o conteúdo interativo ajuda a ressignificar o material que antes era passivo.
3. Facilidade para explicar processos complexos
Explicar processos complicados é mais fácil por meio de vídeo, pois alguns conceitos abstratos são difíceis de se detalhar em texto, por exemplo. Assim, a comunicação se torna mais eficiente e ajuda a conquistar e a reter a audiência.
4. Melhor relacionamento com os clientes
Os canais de hospedagem de conteúdo em vídeo, como o YouTube, oferecem uma opção permanente de comunicação com o público por meio de comentários. Além disso, podem ser consumidos sempre e quando o público tiver interesse.
5. Possibilidade de reúso dos conteúdos
Depois que o conteúdo audiovisual é lançado, sua durabilidade depende apenas da estratégia de comunicação da marca. E esse material pode ser reutilizado em diferentes mídias sempre que a organização considerar interessante divulgá-lo.
Você já está trabalhando na inclusão de recursos audiovisuais para o fortalecimento da marca da sua empresa? Então, siga a gente nas redes sociais — Facebook, LinkedIn, no YouTube e Google+ — para ficar sempre por dentro das novidades nesse segmento.
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