Seja na gestão de um estabelecimento comercial ou de eventos em geral, existem inúmeros aspectos que devem ser considerados para garantir que as pessoas tenham uma ótima experiência e guardem apenas lembranças positivas.

Toda a infraestrutura do local deve ser planejada para que o tempo de permanência seja agradável ao público. Por isso, é importante considerar o espaço físico, ventilação, iluminação e, é claro, a sonorização.

O som do ambiente deve ser instalado por profissionais especializados, garantindo que o resultado final seja adequado à experiência que você pretende proporcionar em sua empresa.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre sonorização de ambientes e entender o que é necessário para ter um som de qualidade.

O que é sonorização de ambientes?

Equipamentos como mesa de som, caixas ativas e passivas, receivers, amplificadores com diversos controles frontais, equalizadores de estúdio, entre outros itens, são utilizados por grande parte das empresas do mercado, já que a maior demanda de profissionais do setor utiliza equipamentos que não foram projetados para sonorização de ambientes, mas para outros fins.

O conceito de sonorização de ambiente, basicamente, é definido mediante o projeto a ser desenvolvido, variando de acordo com o tipo do empreendimento e as suas necessidades.

Por exemplo, o posicionamento dos amplificadores, recursos necessários para que o sistema conecte o vídeo aos projetores e microfones, aliados ao uso correto dos circuitos, equalizadores e toda a instalação dos equipamentos que proporcionarão um resultado final de altíssima qualidade.

O resultado esperado é de que o som do ambiente não seja a atenção principal, mas apenas uma adição à experiência que o público-alvo deve ter.

Por isso, é muito comum que a sonorização de ambientes seja utilizada em restaurantes, motéis, escolas, lojas, shoppings, clubes e outros estabelecimentos que o som não deve interferir na conversação das pessoas.

Quais são as diferenças entre som ambiente e som profissional?

Som profissional

O som profissional é utilizado em eventos e recintos de exposição, como shows, praças públicas, estádios, igrejas, casas de show, entre outros. Em casos como os citados, o foco principal é o som com alta pressão e curvas de frequência acentuadas nos extremos.

Em geral, o som é potente o suficiente para impedir a conversação em tom normal das pessoas, lembrando que isso não tem relevância já que o objetivo é atrair a atenção do público para o som.

Comumente, utiliza-se alto-falantes de 12 a 18 polegadas, com ampla resposta de frequências, variando de 20 a 20KHZ e alto volume.

Som ambiente

Como já dissemos, o objetivo da sonorização de ambientes é que o som seja apenas ouvido, não interferindo na capacidade de conversação em tom normal das pessoas, ou no lazer do local, além de não ser o foco da atração.

Por isso, o som deve ser instalado de forma estratégica, evitando exageros e erros como forçar a capacidade das caixas, para que correspondam a situações para as quais não foram desenvolvidas, e assim evitando problemas como distorções e chiados nas caixas de som.

Vale ressaltar, ainda, que para obter um resultado eficiente, é muito importante contratar profissionais qualificados e experientes que farão um orçamento justo e um ótimo trabalho na instalação da infraestrutura necessária em uma sonorização de ambientes.

Agora que você já entende mais sonorização de ambientes e como ter um som de qualidade, não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail