Na era da conectividade, em que as pessoas estão interligadas pela tecnologia, é natural que surjam novas formas de comunicação. Saídas diretamente dos filmes de ficção científica, a videochamada e a videoconferência utilizam protocolos web para conseguir conectar pessoas espalhadas por todo o planeta, em conversas ao vivo, no melhor estilo “olho no olho”. Entre as duas tecnologias, há diferenças, e no artigo de hoje vamos falar sobre o que é uma e outra, os programas mais utilizados para realizá-las, além da solução mais indicada para a sua empresa.

Videochamada

Método mais utilizado atualmente, quando duas pessoas precisam conversar através da internet, a videochamada chegou ao público em 2003, quando o serviço Skype oferecia conexões do tipo P2P entre dois ou mais interlocutores. Com o avanço da tecnologia de codecs, e as capacidades da computação na nuvem, um programa dedicado não é mais necessário.  Ótimos exemplos são o Hangouts e o Webinar, serviços que funcionam na nuvem através de um browser, o que facilita todo o processo para todos os envolvidos, já que não é necessário instalar nada: basta digitar a URL do serviço e se conectar.

Videoconferência

Inicialmente, a videoconferência era um serviço que demandava infraestrutura pesada, equipamentos caros e a necessidade de um ambiente dedicado para uma boa transmissão. Os anos passaram e as formas de se fazer videoconferência foram ficando mais simples e baratas. Hoje, não é necessário investir em equipamentos de uso esporádico, já que existem empresas que possuem know how e ofertam o aluguel de toda a estrutura necessária para uma reunião através da web. Além disso, programas que utilizam a capacidade da nuvem, como o Hangouts e o Webinar, permitem videoconferências com extrema facilidade e alta qualidade de transmissão. Vale acrescentar que, além das transmissões, o Webinar oferece uma série de recursos como planilhas e questionários para enriquecer a reunião.

Diferenças entre uma e outra

Caso a intenção do usuário seja apenas conversar com outra pessoa por vídeo, ele pode optar por fazer uma simples videochamada. Trata-se de uma eficiente forma de comunicação substituta do telefone, com a vantagem de transformar a conversa em algo mais natural, devido às imagens em tempo real.

Quando se pensa em videoconferência, surge a visualização de reuniões com a participação de mais pessoas, em que os assuntos corporativos costumam ser discutidos.  Há a necessidade de um maior cuidado com o áudio e, muitas vezes, é necessário isolar a sala, para que os assuntos discutidos ali não sejam ouvidos no lado externo. Tudo isso exigia o uso de equipamentos caros, mas graças ao avanço tecnológico e aos prestadores de serviço, deixou de ser obrigatório investir pequenas fortunas para ter acesso à videoconferência de qualidade no seu negócio.

A melhor opção para a empresa

Sem sombra de dúvidas, a videoconferência é mais indicada ao uso no ambiente corporativo. Dentro da esfera empresarial, dificilmente alguém é convidado a fazer uma videochamada, por causa da informalidade dessa alternativa. Por outro lado, a videoconferência pode ser utilizada de várias formas: para uma reunião comum, um seminário para filiais ou até mesmo para ministrar aulas. A solução Webinar se mostra a mais eficiente dessa categoria, principalmente pela praticidade, pois basta que os participantes se conectem a uma página para estarem ligados por vídeo, sem problemas de incompatibilidade ou instalação de programas.

Agora que você entende mais sobre as formas de se comunicar por vídeo utilizando a web, qual é a necessidade da sua empresa? Já coordenou uma conferência? Comente sobre sua experiência conosco!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail