Você já deve ter ouvido alguma reclamação de estudantes sobre aulas passadas na lousa ou sem recursos visuais, certo? E também provavelmente ouviu queixas de professores que perdem tempo elaborando aulas tradicionais. A solução para esses casos pode ser um data show na sala de aula.

Com a ajuda de um projetor, esse aparato tecnológico pode revolucionar as apresentações tanto de alunos quanto de professores na classe. E tudo isso de maneira econômica e sustentável!

Acompanhe neste texto algumas vantagens para professores e alunos no uso de um data show na sala de aula. Confira!

Trabalhos melhor apresentados e mais tempo para estudar

Os alunos de hoje em dia estão extremamente habituados com as novas tecnologias na educação.

Eles já não toleram mais que o quadro negro, os cadernos e livros sejam os únicos instrumentos para o aprendizado. Eles precisam de mais recursos e interação.

Por exemplo: o uso do data show em sala de aula facilita a apresentação de trabalhos. Por meio desse recurso, os alunos têm maior possibilidade de apresentar gráficos, fotos e vídeos em excelente resolução e visíveis para toda a turma.

Além disso, eles gastam menos tempo para elaborar esses trabalhos se a apresentação for por data show.

Dessa forma, eles não necessitam montar exposições em papel, imprimir várias folhas ou produzir um banner impresso para divulgar aquele estudo no auditório da escola.

Ainda é possível verificar a economia envolvida no processo. O meio ambiente agradece pela diminuição de material impresso em papel e tinta.

Nem se fala do bolso dos alunos que vão guardar dinheiro para outras coisas, já que montar uma apresentação de data show é gratuito.

Os professores melhoram seus métodos com o data show na sala de aula

Já foi o tempo que em que o professor gastava quase metade da aula para passar a matéria no quadro.

Atualmente, com a ajuda do data show, os educadores podem otimizar a duração da aula, dedicando maior parte do tempo para desenvolver o conteúdo com a turma.

Além do mais, é possível observar como o planejamento das aulas fica mais fácil se a exposição da matéria for por data show.

O motivo é que se antes o professor precisa levar para a sala de aula recortes de revistas, dvds ou encartes pedagógicos, agora ele pode apresentar tudo isso no data show.

Basta organizar os links ou trechos em um programa de apresentação de slides, por exemplo, e projetar para a turma.

Com imagens, streaming de vídeo e frases curtas na exposição, o professor perceberá como a aula fica bem mais eficiente — e repare que os alunos vão elogiar muito!

Durante as apresentações, evite ficar de costas para a turma ou plateia. Procure uma posição em que você seja capaz de acompanhar o que está sendo projetado e ao mesmo tempo ficar de frente para seu público.

Afinal de contas, dar as costas para alguém pode representar desleixo.

Esses foram alguns dos motivos para se utilizar o data show na sala de aula. Quer saber de outras dicas tecnológicas interessantes? Siga a gente no FacebookGoogle Plus e LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail