Por causa de seus benefícios como agilidade e praticidade, a tecnologia móvel tem se mostrado como um recurso cada vez mais importante no meio corporativo, permitindo que os colaboradores realizem o seu trabalho em qualquer lugar e obtenham um grande ganho de produtividade.

Muitos investimentos têm sido feitos em mobilidade corporativa para que tablets, smartphones, softwares e computação em nuvem ajudem os funcionários a realizar procedimentos, verificar informações e até mesmo reagir a imprevistos sem que estejam, necessariamente, dentro do ambiente físico da empresa.

Considerando que esta é uma tendência em ascensão e empreendedores dos mais variados portes e segmentos estejam aderindo ao seu uso, separamos alguns equipamentos necessários para que você integre mobilidade corporativa em seu negócio. Continue a leitura do artigo para conferir!

1. Dispositivos móveis

Hoje em dia, basta ter um tablet ou smartphone com acesso à internet para que um colaborador possa:

  • responder e-mails;
  • compartilhar arquivos;
  • checar relatórios — inclusive durante viagens a negócios ou visitas a clientes;
  • dar baixa em mercadorias;
  • atualizar a contagem de estoque;
  • comunicar-se com fornecedores, clientes e outros departamentos da empresa por meio de videoconferências.

Entre muitas outras tarefas que têm eficácia garantida e agilidade assegurada, pelos recursos que tecnologia móvel pode proporcionar, auxiliando uma melhor tomada de decisões.

Portanto, não é incomum que cada vez mais companhias invistam em mobilidade corporativa e adotem dispositivos móveis que possam se conectar à internet como tablets e smartphones.

2. Cloud Computing (nuvem)

Sem a cloud computing (computação na nuvem) a mobilidade corporativa não seria possível. Afinal, a cloud permite que informações sejam armazenadas em servidores virtuais e até mesmo softwares e aplicativos sejam executados, sem que estejam instalados em uma máquina física.

Para se ter uma ideia, graças à computação na nuvem é possível, por exemplo, visitar um cliente e lhe apresentar todos os produtos e serviços da empresa por meio de um smartphone.

Além de coletar suas informações, cadastrar os seus dados e concretizar uma venda sem que ele precise comparecer ao espaço físico da empresa.

Sem mencionar os benefícios à segurança das informações e arquivos da companhia que o armazenamento em servidores virtuais tem a oferecer, descartando a necessidade de se fazer grandes investimentos em infraestrutura de TI.

3. Aplicativos mobile

É cada vez maior o número de empresas que investem em aplicativos mobile para minimizar a burocracia de seus processos, melhorar a gestão e otimizar a comunicação com os seus clientes.

Além disso, por causa das tendências comportamentais do consumidor moderno, a ideia de investir em aplicativos para dispositivos móveis é muito promissora para a empresa, já que até mesmo usuários leigos estão habituados a lidar com apps por conta da linguagem simples e intuitiva.

Negócios dos mais variados ramos de atuação no mercado estão investindo na construção de aplicativos próprios, como meio de fomentar a mobilidade corporativa de forma segura e eficiente, melhorando a produtividade de seus colaboradores e descomplicando processos.

4. Software integrado

Para finalizar o conteúdo, não poderíamos deixar de citar uma das peças fundamentais em uma estratégia de implementação de mobilidade corporativa, o software integrado aos bancos de dados da empresa.

Inúmeras companhias têm investido na integração de sistemas de CRM em seus negócios como forma de melhorar a produtividade por meio da automação de processos que antes eram realizados de modo manual.

Além disso, os softwares empresariais da atualidade se comunicam com dispositivos móveis (tablets e smartphones) e aplicativos mobilie, pelo fato de estarem conectados em um mesmo servidor virtual (cloud computing), fechando um ciclo perfeito de mobilidade corporativa.

Ainda tem dúvidas sobre como implementar mobilidade corporativa de forma funcional em sua empresa? Então entre em contato com a gente para saber mais!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail