Imagine a cena: você prepara cada detalhe de uma apresentação corporativa e no grande momento, o microfone do palestrante não funciona e deixa a equipe de organização em pânico. Imprevistos no sistema de áudio podem comprometer todo o andamento do trabalho com uma série de constrangimentos.

Por isso, é extremamente importante que você saiba como escolher um microfone ideal para seu evento. Os equipamentos eletrônicos precisam estar de acordo com as necessidades dos inúmeros tipos de atividades comerciais para que tudo aconteça como o planejado.

As demandas mais comuns na rotina dos profissionais desta área são palestras, aulas e apresentações em auditórios. Neste post, vamos mostrar dicas de como identificar o microfone perfeito em cada tipo de evento corporativo e garantir a excelência de captação ao público.

Invista em praticidade durante palestras

Como existem muitos modelos de microfones disponíveis no mercado, você precisa conhecer também as características do profissional envolvido no evento.

Para quem busca um som perfeito e livre de interferências em palestras com um grande público, o modelo auricular é uma ótima solução. Além de extremamente prático, permite que o profissional se movimente com liberdade no palco ao fazer demonstrações de produtos ou direcionar o telão.

Este aparelho sem fio garante uma boa potência de voz, durabilidade e excelente transmissão de som. O uso é extremamente similar ao tradicional microfone de lapela, porém, fica localizado em torno da orelha. Ao final da apresentação, lembre o palestrante de desligar a caixinha fixada na cintura. Alguns modelos chegam a ser invisíveis aos olhos da plateia.

Evite interferências na transmissão do conteúdo

Quem precisa falar com muita gente ao mesmo tempo se preocupa com ruídos no conteúdo. Em eventos de médio porte, como aulas, por exemplo, o uso do microfone de mão pode ser uma boa opção. O modelo sem fio do tipo vocal é muito utilizado por profissionais que buscam equipamentos de médio alcance.

A sonoridade atinge potências maiores do que os microfones de lapela, sem nenhum risco de interferências de outros microfones de barulhos no mesmo local. Alguns modelos são muito populares no mercado de eventos, especialmente entre artistas musicais. Com isso, podem ser encontrados facilmente na maioria dos espaços de locação para palestras profissionais.

Busque simplicidade em eventos de pequeno porte

Nem todos os eventos exigem grande quantidade de equipamentos. A organização técnica precisa estar de acordo com a estrutura oferecida no espaço. Em casos de workshops em salas fechadas, por exemplo, o microfone de lapela rende ótimos resultados. O uso deste tipo de aparelho é aconselhado para locais de acústica controlada.

Espaços abertos pedem aparelhos mais potentes para que o áudio chegue a todos os participantes. O palestrante deve colocá-lo próximo ao peitoral para captar a voz com perfeição. Dependendo do tamanho do evento, o microfone de lapela pode ser utilizado por professores, em gravação de vídeos em celulares, cantores em estúdios e karaokês.

Saiba encontrar soluções para transmissões virtuais

A maioria dos eventos hoje em dia coloca em seu cronograma participações por streaming. Além de organizar o sistema técnico para receber transmissões de palestrantes internos, também é preciso se preparar para gerar conteúdo online de seus clientes. Será necessário investir em uma boa conexão de internet e um microfone adequado para gerar o áudio com perfeição.

O volume captado por computadores tradicionais pode conter barulhos internos e não tornar a conversa clara para todos os participantes. As vantagens do microfone de mesa também são importantes para eventos que promovem debates em mesas redondas. Normalmente, o aparelho fica apoiado em uma haste flexível no centro da mesa.

Agora que você já sabe como escolher o microfone ideal para seu evento, avalie cuidadosamente as necessidades de cada profissional. Acertar na escolha da captação ideal do som garante o sucesso do trabalho e permite que o público aproveite o assunto de maneira valiosa.

Gostou das informações deste post? Assine nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail