Em tempos de crise, manter uma empresa competitiva pode ser uma atividade desafiadora. Uma das formas mais simples e eficazes de conseguir vencer esse desafio é aumentando a integração do time de profissionais da companhia. Com o auxílio da tecnologia, pessoas podem atuar lado a lado em fluxos de trabalho mais rápidos, flexíveis e menos suscetíveis a erros, saiba como funcionam as ferramentas colaborativas no ambiente de trabalho da sua empresa.

ClickShare da Barco, é uma das ferramentas colaborativas mais utilizadas no mercado Corporativo.

Os processos operacionais modernos são voltados para o trabalho em plataformas com ferramentas colaborativas, que facilitam a manutenção de projetos e a execução de rotinas operacionais diversas. Nesse sentido, a tecnologia deve ser utilizada como um vetor de novas rotinas operacionais, voltadas para o compartilhamento de recursos e atividades.

Quer saber mais? Então leia o nosso texto de hoje!

Como as ferramentas colaborativas funcionam

As principais ferramentas de colaborativas utilizadas no segmento corporativo do mercado funcionam por meio de ambientes virtuais que estimulam o compartilhamento de informações relevantes para o dia a dia da empresa.

Elas podem envolver soluções de chat (como o Slack), troca de arquivos pela nuvem (como o Dropbox, o Microsoft Onedrive e o Google Drive) ou mesmo a transmissão de conteúdos que estejam sendo exibidos em uma tela (como é o caso do ClickShare Barco).

Há também o caso de plataformas mais complexas e que integram todas as rotinas de uma empresa. Independentemente da solução adotada pela empresa, uma vez que ela seja integrada totalmente aos processos internos ela impactará profundamente a empresa.

Com mais colaboração, os erros, as vulnerabilidades e os problemas em rotinas ineficazes serão eliminadas rapidamente com mais eficiência.

Essas soluções podem ser utilizadas em empresas de diferentes tamanhos e setores, já que as ferramentas são, em geral, altamente adaptáveis a diferentes ambientes.

Principais vantagens de softwares de integração corporativa

1. Ganho de produtividade

O aumento da integração de profissionais leva a um crescimento na produtividade de todos os funcionários. Quando pessoas atuam em conjunto, seja por meio de processos como o DevOps ou em ambientes de alto compartilhamento de informações, a execução de tarefas e projetos torna-se mais ágil.

Isso será uma consequência direta da facilidade de acesso aos registros que são relevantes para as rotinas diárias de cada colaborador.

2. Redução de custos

O trabalho em ambientes integrados elimina rotinas repetitivas e, como consequência, reduz custos operacionais de toda a empresa.

Além disso, o compartilhamento de atividades permite que cada etapa de um projeto seja eliminada rapidamente, uma vez que os profissionais de diferentes setores envolvidos na iniciativa poderão identificar maneiras de solucionar problemas em prazos menores.

3. Maior compartilhamento de dados

Serviços como o Dropbox, que armazenam dados na nuvem e permitem a sincronização de arquivos em múltiplos dispositivos auxiliam empresas a compartilharem um número maior de informações relevantes internamente e com parceiros comerciais.

Graças à integração com a nuvem, bastam alguns cliques para que os dados de um projeto ou atividade sejam enviados para outra pessoa, eliminando atrasos diversos.

4. Melhora na qualidade e na satisfação do consumidor

Mais integração leva a menos erros. Menos erros levam a produtos melhores e com maior penetração no mercado. Ter um ambiente corporativo mais integrado, portanto, permite a melhoria continua de processos.

Gestores identificarão mais rapidamente falhas e, a partir da avaliação de seus índices de produtividade, poderão adotar medidas que ampliam a presença da empresa no mercado. Além de os produtos terem mais qualidade, os clientes ficam mais satisfeitos.

5. Aumento da competitividade

Ferramentas que integram profissionais facilitam a execução de tarefas diárias e, consequentemente, ampliam a competitividade da companhia.

Assim, a empresa pode ampliar a sua presença de mercado com a certeza que conseguirá atender ás necessidades de seus consumidores e parceiros mais importantes.

Ferramentas colaborativas ajudam, em última análise, a empresa a funcionar melhor e de forma mais barata. Além de mais qualidade, com mais compartilhamento de informações as equipes se tornam mais eficazes e eficientes e a empresa, mais competitiva.

Quer mais dicas como essa? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das principais novidades sobre TI corporativa!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail