Uma sala de cinema é o sonho de muita gente. Em casa, no escritório, na escola, não importa: poder assistir qualquer coisa com qualidade de telona é sempre uma experiência diferenciada. Muitas vezes, nesse sonho a tela simples da TV não é o bastante — por mais tecnológica que seja.

É aí que entram os projetores de vídeo de alto desempenho. Eles consistem, basicamente, em uma lâmpada com um refletor de luz e duas lentes, uma de focalização e outra projetora. A luz atravessa as lentes e chega à tela em que será projetada.

Apesar de serem equipamentos relativamente simples, esses aparelhos são caros e têm custo de manutenção alto quando usam lâmpadas de vapor de mercúrio. Num modelo convencional, elas custam quase o preço do aparelho. E precisam ser instaladas com cuidado, para evitar danos.

A evolução tecnológica, entretanto, já está mudando esse cenário. São cada vez mais comuns no mercado os projetores a laser. Funciona assim: um feixe de raio laser azul incide sobre uma camada de fósforo diante dele. Ao ser atingido pelo laser, o fósforo emite uma luz intensa.

Essa luz vai ser branca (que é a junção de todas as cores), se o modelo usar um único laser, ou verde (com leds auxiliares que emitem as cores azul e vermelho), se for um modelo híbrido.

As vantagens do projetor a laser em relação ao convencional são muitas. Confira 5 delas agora mesmo!

1. Diferenciação da fonte de luz

A fonte de luz deixa de ser originada por um tipo qualquer de filamento para sê-lo por componentes em estado sólido.

2. São mais versáteis

O projetor a laser pode ser usado em qualquer ângulo e há maior controle sobre o espectro de emissão da fonte luminosa.

3. Têm mais durabilidade

Enquanto uma fonte de luz laser pode oferecer vida útil de até 20 mil horas (algo como 40h por semana durante uma década), as lâmpadas de vapor de mercúrio duram, normalmente, de 5 mil a 8 mil horas (em modo econômico).

4. Manutenção facilitada

A fonte de luz laser não requer qualquer manutenção durante sua vida útil. As lâmpadas, além de terem vida útil menor, podem sofrer danos por movimentação (filamentos queimam facilmente por choque físico).

E vale lembrar que, quando uma lâmpada precisa ser trocada, é preciso, além de comprá-la, pagar o profissional que vai fazer o serviço. Se estivermos falando de uma empresa ou local em que haja vários projetores, fica ainda mais caro.

5. São mais ágeis

Projetores a laser têm inicialização quase imediata, diferentemente das lâmpadas, que podem levar um tempo para atingir a temperatura operacional ideal. Sendo assim, podem ser utilizados logo no momento em que são inicializados, sem tempo de espera.

A comparação entre os projetores laser e os convencionais é quase injusta, porque, com tecnologia mais avançada, os modelos laser têm obviamente muito mais vantagens.

E aí, gostou deste conteúdo? Viu só como os projetores laser podem apresentar muito mais benefícios? Assine agora mesmo nossa newsletter e seja sempre o primeiro a saber o que estamos preparando para você!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail