Conectividade e colaboração têm sido as duas palavras de ordem que estão determinando o sucesso de várias empresas no mercado atual. Esses dois conceitos mudaram os ambientes de trabalho, além da maneira como colaboradores se relacionam e produzem. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Tendências e soluções tecnológicas para conectividade

A solução WebRTC, que está sendo desenvolvida, promete aparelhar os navegadores Web para a execução de chamadas telefônicas, conversas por vídeo e compartilhamento de arquivos entre usuários de maneira mais simples e direta, sem a instalação de plug-ins.

Quando esse recurso estiver popularizado, as empresas que ainda não usufruem das vantagens da conectividade e da colaboração poderão dispor de uma opção mais compatível e amigável.

Uma outra tendência que tem se fortalecido no mundo corporativo é o BYOD (Bring Your Own Device) ou, traduzindo: Traga Seu Próprio Dispositivo. Como o nome já indica, a possibilidade de o colaborador utilizar seu próprio dispositivo (com o qual está familiarizado) no trabalho pode otimizar sua produtividade.

Para as corporações, esse movimento é também vantajoso, já que possibilita a redução do gasto com estrutura de TI nas instalações da empresa.

Plataformas conectadas são, hoje, utilizadas para promoverem brainstormings com o compartilhamento de imagens, documentos, arquivos de áudio e vídeo que podem ser editados em tempo real (por múltiplos usuários), dentro e fora do escritório, nos espaços virtuais de conferência ou na nuvem.

A propósito, as soluções Cloud Computing democratizam o acesso às ferramentas colaborativas, que antes eram inacessíveis às empresas menores — com equipes de TI mais reduzidas e menor orçamento.

Vantagens competitivas da colaboração

Como é a geração Y a nova força de trabalho, novas formas de interação com mídias sociais e maior conectividade no dia a dia pautam a rotina das empresas modernas. Nesse cenário, as corporações deverão aproveitar essa força de trabalho mais dinâmica e moderna oferecendo recursos arrojados para colaboração nos seus projetos.

Investir em inovação tecnológica no que se refere a plataformas e ferramentas de conectividade otimiza os processos e as rotinas empresariais, melhorando significativamente os fluxos de trabalho. Com isso, a produtividade de seu negócio pode crescer muito.

Diversificando-se as ferramentas para colaboração em tempos de mobilidade, com a grande quantidade de dispositivos conectados (notebooks, tablets, smartphones, entre outros gadgets), as salas de reuniões virtuais, mais bem equipadas, facilitam os processos de deliberação sobre projetos e tomadas de decisão dos gestores, que podem interagir remotamente de onde estiverem.

Conectividade e colaboração aplicadas aos negócios

Ao passo que as relações de trabalho e os processos empresariais se reconfiguram com a conectividade, um novo cenário para os negócios se descortina: com o mundo todo conectado, crises financeiras atingem regiões remotas em tempos recordes, mas, ao mesmo tempo, também se abrem novas possibilidades.

As empresas têm que se reinventar para se adequarem ao novo paradigma de conectividade e colaboração segundo o qual clientes passam a ter opções globais de produtos, serviços e tecnologias, o que também redimensiona a competição no mercado.

Por isso, utilizar social media e tecnologia mobile para estabelecer uma melhor interface com o cliente deverá ter, por objetivo, a criação de verdadeiras soluções para usuários.

Ampliando-se essa comunicação por meio de tecnologia, essa melhor conexão entre usuários e empresas tem demandado estratégias colaborativas eficientes para agregar maior valor a produtos e serviços.

Percebeu como o investimento em conectividade e colaboração pode ser uma ótima estratégia de crescimento para o seu negócio? Para saber mais sobre o assunto, conheça um sistema que promove reuniões inteligentes!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail