O sucesso de qualquer evento corporativo depende, principalmente, da comunicação. Portanto, um dos itens essenciais para realizar palestras são os microfones. Para que você saiba resolver de vez os problemas com microfone, preparamos este post com informações sobre o tema.

Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe a leitura do nosso artigo!

Invista em microfones de qualidade

Não importa se ele é de lapela (preso na roupa com uma presilha), de mão, auricular (envolvido na orelha), com ou sem fio, o importante é que tenha qualidade e possa transmitir as mensagens de forma clara.

Já imaginou um palestrante trocar de equipamento toda hora? Isso não é bom para o palestrante, muito menos para os ouvintes. Por isso, invista em microfones de qualidade para que você não tenha mais ruídos ou falhas em sua comunicação. O investimento em um bom equipamento fará toda a diferença em seu evento.

Evite ruídos, falhas e má qualidade do áudio

A situação mais comum é a microfonia, ou seja, a captação pelo microfone do som por ele emitido, normalmente pela proximidade da caixa acústica.

Outro ruído é o de fundo. A variação deste ruído ocorre em função dos circuitos eletrônicos internos ou externos do microfone. Caso você escute um “pop”, isso forçará muito o deslocamento da membrana do aparelho. No entanto, para minimizar o problema, uma espuma para a filtragem destes ruídos deve ser utilizada envolvendo a esfera da cabeça do microfone, filtrando os ruídos indesejáveis de vento e de respiração.

Quanto as falhas ou interferências, suas causas são simples de serem resolvidas. Para que você possa solucionar o problema é importante seguir as dicas:

1. Não corte ou enrole o fio da antena

Em palestras é comum as pessoas usarem microfone de lapela. Sobre os transmissores de bolso, não corte o fio da antena e não o enrole nem prenda com durex. O tamanho da antena é específico, de acordo com o comprimento da onda da frequência do seu aparelho. Se você alterar o tamanho, a transmissão é prejudicada com interferências.

2. Não cubra a antena do microfone de mão sem fio

No caso do microfone de mão sem fio, nada de segurá-lo em sua base, pois lá fica localizada a antena no mesmo compartimento onde se encontra a pilha ou bateria. Não segure, pois, o microfone nesse local, mas sim no meio de seu corpo, pois essa é mais uma barreira que o sinal precisa atravessar.

3. Não use pilhas ou baterias velhas

É importante não usar pilhas ou baterias velhas, pois o seu estado influencia na qualidade da transmissão do som. Quando a bateria está próxima de acabar, o microfone ainda funciona, mas o sinal de sua transmissão fica variável ou distorce. Use pilhas e baterias de boa qualidade e procedência, em especial, as alcalinas.

Agora que você aprendeu a resolver os problemas com microfone, não terá mais imprevistos em seu evento, não é mesmo? As palestras de sua empresa terão sucesso garantido, sem ruídos ou falhas na sonorização.

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça também os 7 tipos principais de microfones!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail