Cada vez mais utilizadas em sistemas de monitoramento e segurança e produções audiovisuais de grande porte, as câmeras PTZ são ferramentas indispensáveis por conta de seus benefícios.

Seu extenso alcance angular, sua capacidade de movimentação e ampliação das imagens somadas à capacidade de ser controlada remotamente, são alguns dos principais fatores que as tornam as mais procuradas do mercado.

Quer saber o que são e como funcionam as câmeras PTZ? Então continue lendo para conferir!

O que são câmeras PTZ?

Em eventos, elas são muito usadas como câmeras secundárias com a função de vídeo conferência, em especial para dar uma visão mais ampla em auditórios.

Além disso, a capacidade de movimentação e o controle à distância as tornam úteis para monitoramento e segurança.

Essas câmeras são normalmente controladas por uma mesa de controle PTZ, controle remoto ou até mesmo por meio da Web.

O que é PTZ?

O termo PTZ é uma sigla que une três funcionalidades em câmeras (PAN, TILT e ZOOM):

  • PAN – É a movimentação horizontal (panorâmica) da câmera.
  • TILT – É a movimentação vertical da câmera.
  • ZOOM – É a capacidade de aproximar as imagens com o movimento da lente.

O aspecto que torna as câmeras PTZ interessantes para diversos setores audiovisuais e de monitoramento e segurança é a capacidade de se movimentar para várias direções.

Por que utilizar câmeras PTZ?

Como dissemos anteriormente, as câmeras PTZ são muito indicadas para monitoramento de grandes áreas por conta de sua versatilidade e movimentação.

Seja em ambientes abertos ou fechados, as speed domes farão o monitoramento constante em todas as direções, dispensando a necessidade de instalar várias câmeras pelo ambiente.

Modelos de câmeras

Existem várias marcas que trabalham com esse modelo de câmera, então antes de fazer a sua compra, não deixe de pesquisar! Essas câmeras são capazes de gravar vídeos em ótima qualidade de cor e imagem. Possuem zoom de grande alcance e seu ângulo aberto as tornam muito úteis para eventos, palestras e conferências.

Não precisam ser instaladas em um local específico, pois contam com um suporte para Power Over Ethernet (PoE) e IP de transmissão, o que torna possível um cabo RJ-45LAN seja utilizado como fonte de alimentação. Portanto, elas podem ser posicionadas tanto em uma mesa como no teto.

Elas tem um zoom óptico que pode ser ampliado sem que a resolução seja distorcida.

Por ser uma câmera que grava em Full HD, é altamente indicada para eventos, palestras e espaços abertos.

Agora que você já sabe o que são câmeras PTZ e para que servem, é a hora de começar a se planejar para integrá-las no sistema de monitoramento de sua empresa, condomínio ou prédio.

E se você trabalha com eventos de médio e grande porte, decidir quais recursos escolher quando quiser fazer uma cobertura com profissionalismo e versatilidade.

Quer saber mais sobre câmeras PTZ? Então entre em contato com a gente!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail