O uso da tecnologia está presente em vários ambientes, inclusive nas igrejas. Sistemas modernos de som, instrumentos musicais, microfones não poderiam ficar de fora dos recursos de imagem.

O equipamento mais versátil para lidar com imagens e vídeos em grandes formatos é o projetor de vídeo. Mas há uma enorme gama de modelos, preços e tamanhos. Como saber o mais adequado projetor para igreja no seu caso? Há algumas dicas básicas para que você possa escolher bem o projetor com o melhor custo-benefício. Continue a leitura e confira!

Conheça o tamanho do espaço em que o projetor será usado

Um local maior, obviamente, vai requerer uma projeção maior. Os projetores para ambientes maiores, em geral são mais caros, e por isso é importante definir com clareza o espaço em que o equipamento vai ser utilizado.

Observe nas especificações do modelo as distâncias recomendadas para o uso, de acordo com o tamanho da projeção que deseja. Normalmente, revendedores especializados podem orientar quanto a esses aspectos.

Defina a resolução que será necessária em função do que será apresentado

Há atualmente 5 principais possibilidades de resolução dos projetores: XGA, WXGA, FULL HD, WUXGA e 4K. Para apresentações de imagens sem movimento, do tipo Power Point em salas de reunião, a XGA e WXGA são resoluções que atendem. Se for apresentar imagens detalhadas, com mapas e tabelas, a recomendação é utilizar uma resolução no mínimo WXGA.

Para detalhes de alta resolução, como vídeos HD, projetos e imagens em 3D, pode-se pensar em usar resolução FULL HD, WUXGA ou 4K. Esse é um detalhe que também deve ser levado em conta na hora de adquirir o equipamento.

Considere a iluminação do ambiente durante a projeção

Em um local em que a luminosidade é reduzida, pode-se utilizar um projetor que tenha menor fluxo luminoso, até 2000 lúmens. Se o local é bem iluminado, é necessário um equipamento com maior capacidade luminosa, de 3000 lúmens ou mais.

No caso de projetos para igreja, provavelmente a iluminação ambiente é mantida o tempo todo durante as projeções, o que implica na necessidade de um equipamento de maior capacidade luminosa.

Fique atento às conexões do equipamento

Em geral os projetores vêm com entrada de áudio e vídeo do tipo VGA, mas esse é um padrão que vem perdendo espaço para conexões do tipo USB e HDMI. Assim, é conveniente que o seu projetor tenha pelo menos uma dessas conexões.

Não esqueça da fixação e dos suportes

Normalmente, nas igrejas os projetores ficam em lugares específicos e podem ou não ser removidos após o uso. O uso de suportes adequados deve ser considerado, pois o ponto de fixação ou instalação é um fator fundamental.

Se o projetor ficar inadequadamente inclinado, muito longe ou muito perto da tela, pode não resultar em projeções satisfatórias.

Conte com suporte técnico e instalação especializada

A instalação correta é a garantia de bom funcionamento. Em alguns casos, a instalação envolve trabalho em altura, o que requer procedimentos especiais de segurança. Não arrisque, e adquira o seu equipamento em um estabelecimento de confiança, que possa garantir a procedência e a qualidade dos produtos. Além disso, contrate instaladores com comprovada experiência e competência no ramo.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco! Estamos à disposição para auxiliar na escolha do melhor projetor para igreja que atenda à sua necessidade!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail