Por que não ter um cinema em casa? Ou assistir a uma partida de futebol ou ao season finale de uma série em uma tela de projeção?

Hoje em dia, está cada vez mais comum o investimento em uma sala de home theater bem equipada, com poltronas reclináveis e um ambiente muito mais confortável, aconchegante e, claro, com uma tela de projeção que proporcione um ótimo momento de diversão e lazer.

Entretanto, não é tão simples assim ir a uma loja e comprar a tela ou o projetor. É preciso pensar em alguns pontos importantes, principalmente no que diz respeito ao ambiente e às dimensões do local a ser instalado o equipamento audiovisual. Confira aqui!

Fatores para aquisição da tela de projeção

Para você ter uma tela de projeção ideal será necessário fazer alguns cálculos básicos em relação a ela. Os fatores que estão em jogo aqui são:

  • Dimensões da sala.
  • Posição da tela.
  • Disposição dos assentos.
  • Formato da imagem que será projetada.

Em primeiro lugar, você precisará compreender o conceito de altura e largura na tela de projeção. A largura é definida como sendo a distância entre a tela e o espectador. Para realizar o cálculo, faça a conta: divida a distância entre o assento mais próximo em relação à tela por 2 e faça o mesmo cálculo para a distância entre o último assento e a tela, mas dessa vez divida por 6. Fique com o resultado maior.

Enquanto a altura é definida pelo projetor utilizado e pelo formato adquirido, é necessário escolher o equipamento. Alguns exemplos são projetor de transparências, projetor de vídeo, HDTV.

Definido o projetor, multiplique a largura encontrada pelo fator, que pode ser encontrado a partir do projetor:

  • Projetor de transparência: fator 1.
  • Projetor de vídeo: fator 0,75.
  • HDTV: fator 0,56.
  • Projetor de vídeo wide screen ou letterbox: fator 0,54.

O valor encontrado é a altura ideal da tela de projeção! Aliás, é interessante ressaltar que a tela de projeção precisa estar a 1,20 m do chão, justamente para permitir que todo mundo consiga ter visão total da imagem.

Dimensões da imagem e da resolução da tela de projeção

Já em relação ao formato de imagem, cada projetor pode gerar dimensões diferentes. Enquanto o projetor de transparência gera imagem quadrada, a imagem retangular é gerada pela televisão, por exemplo.

Na hora de escolher a tela de projeção adequada, outro fator precisa ser mencionado: a compatibilidade da resolução do projetor. Saiba que, para vídeo, a resolução é XGA, e para Wide, a resolução é WXGA (HD), FULL HD e WUXGA (1920×1200).

Além disso, há alguns formatos de projeção preestabelecidos, que podem ajudar na escolha ideal. Os mais comuns e padronizados são:

  • 16:9
  • 4:3
  • 2.35:1
  • 2.40:1

Dica para aquisição da tela de projeção

O que deveria ser algo técnico e complicado, por meio de uma ferramenta fica muito mais simples. Com ela, você consegue fazer o cálculo para a escolha da tela de projeção muito mais rápido e fácil. Assim, não terá mais dúvida na hora de escolher o projetor e a tela perfeita para o seu ambiente!

Você já encontrou a tela de projeção ideal? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais e divulgue para os seus amigos. Quem sabe alguém não quer ter um cinema em casa?

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail