8 tecnologias fundamentais para montar uma sala de palestras

A organização de uma sala de palestras passa pela seleção e preparação das tecnologias necessárias para dar o devido suporte aos eventos. Os profissionais envolvidos nessa montagem devem ficar atentos aos equipamentos que ajudarão palestrantes e plateia a transmitirem e assimilarem, respectivamente, o conteúdo trabalhado. No entanto, são muitos os itens e detalhes que, por diversas vezes, passam despercebidos por quem coordena esses espaços.

Pensando nisso, separamos, neste artigo, as 8 tecnologias imprescindíveis para estruturar uma sala de palestras. Continue acompanhando!

1. Projetor

Como a imensa maioria dos palestrantes costuma usar conteúdos visuais para dar suporte as suas falas, os projetores multimídias são indispensáveis nas apresentações. Dependendo da configuração da sala de palestras, pode-se usar tanto os projetores compactos quanto os de longa distância. O importante é ficar atento às possíveis interferências visuais, como sombras e intensidade da luz ambiente.

Os equipamentos que usam tecnologias de Laser são mais econômicos e mantêm a qualidade da projeção.

2. Tela de projeção

Para acompanhar um projetor, é necessário ter uma tela de projeção. Elas são fundamentais para transmitir vídeos, gráficos, planilhas e artes preparadas pelos palestrantes e sua equipe em uma superfície lisa e com muito mais contraste. Atualmente, muitas delas permitem a gravação do conteúdo reproduzido na hora e a navegação por meio de canetas eletrônicas, essas telas de projeção são chamadas de lousas digitais.

3. Sistema de som

A implementação de sistemas de sonorização é uma tarefa mais técnica do que parece. A instalação de equipamentos como microfones, mesas e caixas de som, deve levar em conta o tamanho e a acústica do ambiente.

A organização de uma sala para 100 espectadores é bem diferente daquela para um espaço para 500 pessoas. Por isso, uma assessoria especializada pode trazer o conhecimento técnico que uma empresa precisa para preparar a sonorização do local.

4. Sistema de iluminação

A iluminação para uma sala de palestras segue uma rigidez técnica parecida com o sistema de som. Isso porque ela deve favorecer a posição do palestrante, destacar claramente o conteúdo projetado e iluminar, devidamente, os pontos de interesse, como placas de sinalização e escadas.

5. Computador

O palestrante ou seu assistente deve contar com um computador ou notebook para controlar e dar ritmo ao conteúdo audiovisual trabalhado na palestra. Por ser um dos equipamentos mais básicos, muitas vezes ele pode ser esquecido ou solicitado em cima da hora.

É fundamental, também, verificar alguns detalhes importantes sobre o aparelho, como a duração da bateria e se o computador reproduz os formatos dos arquivos a serem usados.

6. Equipamento de filmagem

Quando há a necessidade de gravar ou transmitir as palestras para outras telas, é preciso arrumar câmeras que possam trazer os melhores ângulos do evento.

Câmeras que filmem em HD e tripé são fundamentais para garantir qualidade e estabilidade para as imagens.

Esses equipamentos devem ficar posicionados em lugares onde não atrapalhem a visão dos espectadores. Além disso, certifique-se de ter mais de uma câmera, com o intuito de usar, pelo menos, uma para focar no palestrante e outra para a tela de projeção.

7. Rede Wi-Fi

Pensando até em uma maior comodidade dos profissionais e espectadores envolvidos no evento, disponibilizar uma rede Wi-Fi é importantíssimo. Ela garante a troca de informações, dados e arquivos entre os usuários antes, durante, nos intervalos e após as palestras.

8. Sistema de streaming

Um sistema de streaming viabiliza a transmissão de suas palestras pela Internet. É uma opção interessante para levar o conteúdo para os convidados que não puderem estar presentes, mas que podem acompanhar o evento, em tempo real, de onde estiverem.

Todas essas tecnologias citadas contribuem de alguma forma para tornar uma sala de palestras mais cômoda para os usuários. São itens que ajudam a otimizar os aspectos visuais, a qualidade de som e iluminação, a gravação e transmissão do conteúdo via internet e a conexão para o uso livre dos espectadores. Tanto os palestrantes quanto o público passam a contar com o suporte necessário para cumprirem seus objetivos no evento.

Já sabe agora o que não pode faltar na montagem de uma sala de palestras? Então, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe suas impressões e possíveis dúvidas!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail