Fazer streaming de vídeo era uma realidade impensada há poucas décadas atrás, um privilégio a que só grandes empresas e canais de televisão tinham acesso. Hoje em dia essa tecnologia é totalmente acessível.

Sendo assim, vamos conhecer algumas formas de aproveitar o streaming de vídeo na sua empresa, tanto internamente quanto para atingir os seu público. Você verá que as oportunidades são bem variadas e poderá escolher aquelas que mais se adequam ao seu negócio. Veja abaixo!

1. Transmitir eventos ao vivo para seus clientes ou colaboradores

Seja numa conferência para funcionários ou num evento promocional aberto ao público, o streaming de vídeo será seu aliado para alcançar mais pessoas do que você conseguiria apenas num espaço físico. Ligue suas câmeras e microfones e transmita o evento no site da empresa, redes sociais ou canais internos, caso o evento seja fechado.

Planeje o evento pensando também no público que assiste remotamente: um erro muito comum é falar somente aos que estão presentes no local, o que atrapalha o engajamento e a atenção de quem está longe. Evite que isso aconteça!

2. Realizar reuniões da empresa com mais facilidade

Especialmente se sua empresa tem filiais em outras cidades ou funcionários que trabalham remotamente, a transmissão de vídeo é uma ferramenta interessantíssima para facilitar as reuniões. É um investimento que aumenta a produtividade geral e a qualidade de reuniões.

O ideal é procurar uma empresa especializada em soluções audiovisuais, que desenvolva um projeto que atenda às suas necessidades e forneça equipamentos de qualidade. Afinal, problemas como falhas de som, baixa qualidade na imagem e transmissão lenta podem atrapalhar.

3. Entrevistar um convidado interessante

Uma ótima forma de alcançar público novo é entrevistar convidados que tenham autoridade em determinado assunto e capacidade de prender a atenção. Procure pessoas que falem sobre aqueles assuntos pelos quais o seu público-alvo se interessa e entreviste-as!

O melhor da internet é que o espectador não se importa com estruturas simples, ele está mais interessado no conteúdo. Você não precisa de um estúdio enorme e um cenário de talk show para fazer um streaming de vídeo. Prepare um bom roteiro e dê espaço para a interatividade, permitindo que o público sugira perguntas em tempo real.

4. Realizar treinamento através de streaming de vídeo

Quer alinhar os conhecimentos dos seus funcionários sobre determinados procedimentos? Não é preciso juntar todo mundo na mesma sala! Aproveite o poder das transmissões pela internet e faça treinamento à distância.

A estrutura pode variar de acordo com o porte do negócio: alguns investem em salas de treinamento preparadas para a tecnologia, enquanto outros apostam numa estrutura mais básica. O importante, no fim das contas, é que seu objetivo seja alcançado e, ao final do streaming de vídeo, todos tenham aprendido algo novo e estejam prontos para colocar em prática.

5. Mostrar os bastidores de algum processo ou produto

Muita gente tem curiosidade sobre a forma de fabricação dos produtos que consome. Use isso a seu favor: além de gerar proximidade com sua empresa com um custo baixíssimo, você passa a impressão de transparência para o cliente, que se sente seguro de consumir seus produtos ou serviços.

Atenção: não basta só ligar a câmera e mostrar máquinas funcionando ou pessoas trabalhando. Durante a transmissão, dê informações curiosas sobre os processos, apresente pessoas que trabalham com o produto, faça e responda perguntas, enfim, seja dinâmico.

6. Fazer uma seção de perguntas e respostas com profissionais da empresa

Outra oportunidade de promover a transparência da sua marca é fazer uma seção de perguntas e respostas ao vivo, com profissionais da empresa. Coloque alguém do marketing para responder curiosidades sobre o processo de distribuição e comunicação, ou alguém da produção para responder sobre a fábrica. Até você mesmo pode participar!

E é importante que todos os participantes sejam profissionais de confiança, alinhados com os valores da marca. Afinal, estamos falando de uma transmissão ao vivo, onde não há espaço para edições e cortes. Seus clientes certamente vão gostar!

Gostou das nossas sugestões para usar o streaming de vídeo a favor do seu negócio? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também descubram!

2 Responses

    • Fabrício Oliveira

      Com certeza Luana, o Streaming aumenta ainda mais o público que muitas vezes é limitado pelo espaço físico do local do evento, várias empresas já estão adotando grande festivais de nível mundial a acessos exclusivos via Streaming, os famosos ingressos digitais, onde você assiste toda a cobertura do evento sem precisar viajar para o outro lado do mundo. Streaming é sucesso!

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