4 vantagens de ter uma sala de videoconferências em sua empresa

A frase “uma imagem vale mais que mil palavras” faz todo o sentido no ambiente corporativo, uma vez que a conferência de vídeo ao vivo é muito mais eficaz do que uma chamada telefônica em diversas situações. Essa afirmação pode ser facilmente demonstrada quando precisar apresentar visualmente um novo produto à equipe de vendas de outras regiões ou solucionar um problema com um cliente distante. Literalmente falando, ver o que está sendo discutido é muito mais compreensivo do que tentar descrever verbalmente. Por isso, uma sala de videoconferência é tão importante.

Para você entender melhor, listamos abaixo as principais vantagens que a sala de videoconferência pode proporcionar para o seu negócio. Confira!

1. Redução de custos com deslocamento

Quando você calcula o número de viagens realizadas anualmente, incluindo os custos associados (transporte no local, hospedagens, passagens de avião, alimentação, tempo perdido, etc.), fica claro por que uma sala de videoconferência é uma alternativa atraente. A capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo sem sair do escritório permite que grande parte do dinheiro investido em viagens de negócios seja economizado.

Muitas empresas estão descobrindo que as despesas de viagem para apenas um empregado pode superar os custos de um sistema de conferência de vídeo. Dessa forma, entrevistas de emprego, treinamentos, reuniões e encontros com fornecedores e clientes podem ser feitos de maneira mais barata e por todos os departamentos da empresa.

2. Aumento da produtividade

Em um mercado globalizado como o de hoje, é muito comum empresas terem escritórios espalhados por todo o país, ou até mesmo no exterior. A maioria desses escritórios se comunicam através de telefones, e-mails ou mensagens instantâneas e a falta de uma comunicação mais eficiente pode comprometer o real entendimento do que está sendo passado. Ao contrário, com o uso de videoconferências, os participantes ficam mais envolvidos, em alerta e focados no que está sendo discutido.

Como resultado, os projetos são concluídos mais rapidamente, a produtividade aumenta e os participantes se sentem mais em sintonia uns com os outros.

3. Melhora da comunicação

Durante uma videoconferência, você pode ver as expressões faciais e a linguagem corporal dos participantes, levando a uma colaboração mais rápida e eficaz. Esses dois aspectos importantes na comunicação são perdidos quando é utilizada uma chamada telefônica, por exemplo. Permitir que os gestores realizem reuniões com várias filiais em tempo real, por meio de uma sala de videoconferência, faz com que os colaboradores se sintam mais próximos da empresa e envolvidos com o negócio.

4. Vantagem competitiva

Não há uma maneira mais efetiva para apresentar um produto ou serviço a distância sem que seja por meio de uma videoconferência. As equipes de vendas e os clientes poderão compartilhar conhecimentos mais rapidamente e serão melhor informados, o que reduz o tempo necessário para a aceitação dele no mercado.

Oferecer um atendimento ao cliente com base em videoconferência é outra possibilidade que pode aumentar a vantagem competitiva. O modelo de comunicação ajuda a melhorar as relações pessoais com os clientes e encoraja uma lealdade muito mais profunda do que apenas falar ao telefone.

Considerando as vantagens que uma sala de videoconferência pode proporcionar ao negócio, a prática desse modelo de comunicação tem sido cada vez mais adotada no ambiente corporativo. Aproveite essa oportunidade e reserve um espaço próprio para essa prática, estabelecendo um sistema de comunicação mais eficiente com os gestores, colaboradores, fornecedores e clientes.

E você, como se comunica com todos os envolvidos no negócio? Conta para nós nos comentários!

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail