Há um tempo atrás, para fazer uma reunião com parceiros e colaboradores que estavam em locais diferentes, era necessário toda uma logística de transporte e estrutura. Hoje em dia, com tecnologias que permitem a conferência online, os profissionais se comunicam em tempo real, com áudio e vídeo e compartilhando arquivos, mesmo que estejam a quilômetros de distância.

Com as videoconferências, as empresas passaram a agilizar suas decisões, ganhando tempo e cortando gastos desnecessários. Quer saber mais sobre essas tecnologias? Confira nosso post!

Vantagens das reuniões à distância

As videoconferências mantêm as atividades da empresa em funcionamento com comunicação mais ativa e acessível, facilitando a realização de treinamentos, reuniões, palestras, demonstrações e vendas.

Ao fazer reuniões por videoconferência, sua empresa terá a oportunidade de redução de gastos com aluguel e outras despesas relacionadas a locações. Os custos com deslocamento de funcionários também diminuem, perde-se menos tempo, pois não há a necessidade de se comunicar com todos os membros da equipe um de cada vez.

Outro benefício das teleconferências é dar mais flexibilidade aos funcionários, possibilitando aos profissionais a oportunidade de trabalhar fora do escritório em tempo integral ou parcial. Isso favorece a contratação de funcionários no sistema home office, por exemplo.

A seguir você conhecerá 4 tecnologias que possibilitam  e facilitam a conferência online. Continue lendo!

1. Ponto a ponto

A solução de videoconferências ponto a ponto, como o próprio nome sugere, é aquela que permite a interação entre dois locais — é como uma chamada telefônica, mas com vídeo. Com uma boa conexão de internet, um software e equipamentos de áudio e vídeo, já é possível fazer uma reunião utilizando esse sistema.

Existe no mercado algumas ferramentes gratuitas que permitem esse tipo de videoconferências, como Skype, Anymeeting etc. Apesar de atender os requisitos para uma conferência ponto a ponto, o uso desse tipo de softwares não é recomendado para reuniões empresariais, por questões de segurança das informações e falhas na comunicação.

2. Multiponto

O sistema multiponto é uma tecnologia que possibilita reuniões à distância com vários participantes em locais diferentes, com qualidade e eficiência, pois permite o compartilhamento de conteúdo e das telas.

Assim como o ponto a ponto, essa solução também permite a comunicação por meio de vídeo, voz e chat, simultaneamente, seja por desktops, smartphones ou tablets. O sistema aumenta a interatividade e colaboração, garantindo uma maior produtividade e aproveitamento do tempo.

O grande objetivo das empresas que desenvolvem essa tecnologia, é garantir a confidencialidade dos arquivos compartilhados e também o acesso à informação, oferecendo reuniões quem podem ser protegidas por senha aos usuários, e conteúdo criptografado.

3. Videoconferência na nuvem

O grande diferencial da videoconferência na nuvem em relação a uma local, é que ela utiliza a infraestrutura de terceiros para entregar o serviço.

Um bom sistema de videoconferência na nuvem oferece estrutura com data centers em diversas localidades no mundo, garantindo um serviço que funcione de forma estável e com alta disponibilidade. Além disso, as prestadores desse tipo de serviço, buscam proporcionar uma estrutura de qualidade e segurança, com recursos de contingência e backup.

4. Salas imersivas

Quanto mais realista e interativa forem, mais proveitosas serão as reuniões de negócios, afinal de contas, as conversas importantes devem ser feitas “olho no olho”. Como o próprio nome sugere, as videoconferências feitas com tecnologia imersiva, são as que mais aproxima os participantes e faz com que eles se sintam num mesmo ambiente.

O sistema é formado por equipamentos que entregam aos usuários alta qualidade de áudio e vídeo — grandes monitores com alta resolução que permitem a experiência de imersão. Além de ambientes preparados para que os participantes possam enxergar todos os detalhes das outras salas, como estivesse lá.

O ambiente é projetado para que os participantes esqueçam que estão em uma videoconferência e foquem apenas no objetivo da reunião.

A solução para sua empresa deverá ser escolhida de acordo com a quantidade de pessoas, orçamento e locais que interagirão. O que não pode acontecer, é vocês ficarem de fora de todos os benefícios que uma conferência online possibilita.

Se você gostou do nosso post e que continuar bem informado sobre tecnologia da informação, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, Linkedin, Youtube e Google+.

Comente sobre o Artigo

Algo errado seu e-mail